Relembre 'Beavis and Butt-Head', o polêmico programa de piadas incorretas
MTV exibe maratona do desenho para adultos que dividia opinião do público com as piadas nada politicamente corretas
Quem pensa nos anos 1990 e sente aquela pontada de saudade terá razões para celebrar a partir de hoje, pois a MTV exibirá uma maratona do desenho Beavis and Butt-Head. Criada em 1993 por Mike Judge, nos Estados Unidos, a animação acompanha as aventuras da dupla adolescente Beavis e Butt-Head, dois fãs de heavy-metal que vivem na fictícia cidade de Highland.
Fora os clipes de música a que passam o dia assistindo, eles são obcecados por sexo. Com um humor ácido e recheado de palavrões, eles criticam vídeos de música, reallity shows e lutas. Exibida pela primeira vez na MTV, a série de animação foi revivida em 2012, com episódios inéditos escritos pelo próprio Judge — que também dubla os dois protagonistas na versão original, em inglês. As novas histórias da dupla adolescente chegaram a 3 milhões de espectadores.
Se houve quem gostou muito, como o comediante e apresentador David Letterman, houve quem não gostou nem um pouco do estilo de humor negro e pesado da animação. A comédia recebeu tanto críticas quanto elogios, chegando a se envolver em polêmicas nos Estado Unidos e a ter, inclusive, episódios censurados. No Brasil, a classificação indicativa para Beavis and Butt-Head era de 16 anos.
Os episódios são independentes entre si, mas possuem personagens recorrentes e divertidos, como o professor Van Driessen, hippie pacifista e defensor dos direitos das mulheres. Talvez você se lembre dele como o único que acredita que os protagonistas têm algum potencial e em um episódio especialmente divertido, em que todos pensam que eles morreram, foi o único que ficou triste em meio a uma festa dada pelos outros professores.
Outros nomes que também marcaram foram o da dupla Lolita e Tanqueray (até porque elas sempre fazem questão de repeti-los), os objetos de desejo dos protagonistas e que se aproveitam do fato para tirar vantagem deles. Não dá para esquecer também o Sr. Stevenson, uma das vítimas preferidas de Beavis e Butt-Head. Nem da sarcástica Daria Morgendorffer, que fez tanto sucesso que ganhou sua própria série.
Uma coisa é certa: seja chocando ou fazendo rir, a obra de Mike Judge marcou uma geração. Para reafirmar opiniões antigas, revê-las, ou criar uma nova, essa maratona é imperdível!
saiba mais
Inspiração
À época em que a série fazia mais sucesso circulavam rumores de que a aparência de Beavis e Butt-Head haviam sido inspiradas em dois professores do departamento de física da Universidade da Califórnia, onde Mike Judge estudou. Ele não nega, nem confirma. Será?
Polêmicas
A série foi associada com ao menos a duas polêmicas nos Estados Unidos. Uma envolveu um incêndio, que provocou censura de referências ao alerta “fogo” nos episódios. A outra estava ligada a maus-tratos a animais.
No cinema
O humor da dupla chegou às telonas. O longa-metragem Beavis e Butt-Head detonam a América, lançado em 1996, teve dublagens de Bruce Willis, Demi Moore e Robert Stack.