Brasília-DF,
25/ABR/2024

Relembre 'Beavis and Butt-Head', o polêmico programa de piadas incorretas

MTV exibe maratona do desenho para adultos que dividia opinião do público com as piadas nada politicamente corretas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:22/05/2016 06:55Atualização:20/05/2016 16:17


 (MTV / Divulgação)


Quem pensa nos anos 1990 e sente aquela pontada de saudade terá razões para celebrar a partir de hoje, pois a MTV exibirá uma maratona do desenho Beavis and Butt-Head. Criada em 1993 por Mike Judge, nos Estados Unidos, a animação acompanha as aventuras da dupla adolescente Beavis e Butt-Head, dois fãs de heavy-metal que vivem na fictícia cidade de Highland.


Fora os clipes de música a que passam o dia assistindo, eles são obcecados por sexo. Com um humor ácido e recheado de palavrões, eles criticam vídeos de música, reallity shows e lutas. Exibida pela primeira vez na MTV, a série de animação foi revivida em 2012, com episódios inéditos escritos pelo próprio Judge — que também dubla os dois protagonistas na versão original, em inglês. As novas histórias da dupla adolescente chegaram a 3 milhões de espectadores.


Se houve quem gostou muito, como o comediante e apresentador David Letterman, houve quem não gostou nem um pouco do estilo de humor negro e pesado da animação. A comédia recebeu tanto críticas quanto elogios, chegando a se envolver em polêmicas nos Estado Unidos e a ter, inclusive, episódios censurados. No Brasil, a classificação indicativa para Beavis and Butt-Head era de 16 anos.

 

 


Os episódios são independentes entre si, mas possuem personagens recorrentes e divertidos, como o professor Van Driessen, hippie pacifista e defensor dos direitos das mulheres. Talvez você se lembre dele como o único que acredita que os protagonistas têm algum potencial e em um episódio especialmente divertido, em que todos pensam que eles morreram, foi o único que ficou triste em meio a uma festa dada pelos outros professores.


Outros nomes que também marcaram foram o da dupla Lolita e Tanqueray (até porque elas sempre fazem questão de repeti-los), os objetos de desejo dos protagonistas e que se aproveitam do fato para tirar vantagem deles. Não dá para esquecer também o Sr. Stevenson, uma das vítimas preferidas de Beavis e Butt-Head. Nem da sarcástica Daria Morgendorffer, que fez tanto sucesso que ganhou sua própria série.


Uma coisa é certa: seja chocando ou fazendo rir, a obra de Mike Judge marcou uma geração. Para reafirmar opiniões antigas, revê-las, ou criar uma nova, essa maratona é imperdível!

saiba mais

Inspiração

À época em que a série fazia mais sucesso circulavam rumores de que a aparência de Beavis e Butt-Head haviam sido inspiradas em dois professores do departamento de física da Universidade da Califórnia, onde Mike Judge estudou. Ele não nega, nem confirma. Será?

Polêmicas
A série foi associada com ao menos a duas polêmicas nos Estados Unidos. Uma envolveu um incêndio, que provocou censura de referências ao alerta “fogo” nos episódios. A outra estava ligada a maus-tratos a animais.

No cinema
O humor da dupla chegou às telonas. O longa-metragem Beavis e Butt-Head detonam a América, lançado em 1996, teve dublagens de Bruce Willis, Demi Moore e Robert Stack.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK