Brasília-DF,
13/DEZ/2017

Eu Vi: coluna fala dos principais personagens de 'Velho Chico'

Saiba mais sobre as nuances da novela brasileira que tem feito grande sucesso na programação de tevê aberta

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:10/07/2016 07:00Atualização:08/07/2016 14:16

 (Caiua Franco/TV Globo)


Os brasis de Benedito


Quem é o personagem principal de Velho Chico? O título dá a pista, mas não entrega. O Rio São Francisco tem importância — personagens até conversam com as águas, mas quem realmante brilha é o Brasil. Ou melhor, são os brasis.


O folhetim de Benedito Ruy Barbosa mostra um país que está atrelado tanto ao futuro como ao retrocesso. Muito mais interessante acompanhar a novela por esse viés do que pelo batido triângulo amoroso entre Santo (Domingos Montagner), Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) e Teresa (Camila Pitanga) ou pela lenga-lenga do amor proibido entre os irmãos bastardos Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giulia Buscacio).

No primeiro caso, tão em voga, a produção de alimentos naturais entra em cena. Teresa enfrenta a fúria do pai, o poderoso Coronel Saruê (Antonio Fagundes), para exigir que os agrotóxicos não sejam usados nas plantações da família. Benedito também lança luz sobre as cooperativas, modelo para vencer a crise no campo.
Para o lado ruim, Velho Chico expõe nossas mazelas políticas. Sem medir as consequências para o povo, Saruê só pensa em se manter no poder — custe o que custar. Genro e puxa-saco do coronel, Carlos Eduardo se entrega a conchavos para galgar a carreira e chegar ao posto de governador.

Benedito me faz lembrar de outro Chico — o Buarque — de Bye bye Brasil: “Eu vi um Brasil na tevê...”

Sem aviso prévio
A Band deu uma de SBT. E não foi legal. Com a disputa já rolando, o MasterChef ganhou mais um dia de exibição. Pior: ninguém sabe se será apenas em uma semana ou se vai até o fim da temporada. Eu, hein!

Luxo total
O programa Mister Brau vem me divertindo bastante nas noites de terça. O da semana passada contou com a participação mais do que especial da diva Fernanda Montenegro. Demais!

Deixou saudades
Totalmente demais terminou... Epa! Terminou para quem não é fã. A novela continuou com cenas inéditas na internet e, agora, essas esquetes são exibidas no Vídeo show.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK