Brasília-DF,
27/ABR/2024

Netflix lança produção original 'Stranger things', releitura dos anos de 1980 e 1990

A série aposta em referências dos períodos para criar ficção científica que se já tornou o mais novo fenômeno da Netflix

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:24/07/2016 07:00Atualização:23/07/2016 23:29

O quarteto formado por Lucas, Mike, Eleven e Dustin faz de tudo para encontrar o amigo Will (Netflix/Divulgação)
O quarteto formado por Lucas, Mike, Eleven e Dustin faz de tudo para encontrar o amigo Will


Nas rodas de bate-papo sobre a série Stranger things, nova produção original da Netflix que estreou no último dia 15, as classificações sobre o seriado têm sido parecidas. Você ouvirá referências a Steven Spielberg, com comparação aos filmes do diretor que fizeram sucesso nos anos 1980 como E.T. — O extraterrestre e Os Goonies, à franquia Arquivo X e ao longa Super 8, de J.J. Abrams.

Foi exatamente essa inspiração nostálgica que garantiu o sucesso da estreia do seriado, que já figura entre os fenômenos do serviço de streaming, principalmente, no Brasil (veja quadro). E também já tem a segunda temporada quase garantida, já que houve uma boa repercussão e o episódio final encerra a história, mas deixa alguns ganchos para o caso de uma sequência.

História


Produzida pelos irmãos Matt e Ross Duffer, a série nada mais é do que uma homenagem aos fãs da década de 1980. Ela, inclusive, é descrita como uma “carta de amor aos anos 1980”. “Nós seguimos três gerações: crianças, adolescentes e adultos. Nós gostamos de pensar de cada uma dessas gerações como existente em um universo dos anos 1980 diferente. Os adultos estão em um filme de Spielberg; os adolescentes em um terror como Halloween; e as crianças estão em um romance de Stephen King, em que uma cidade pequena que têm de se unir para enfrentar um horror terrível”, afirmou Matt em entrevista à imprensa internacional.

O seriado se passa na cidade de Hawkins, em Indiana, nos Estados Unidos, nos anos 1983. Tudo parecia ir bem até que o jovem Will Byers (Noah Schnapp) desaparece misteriosamente após deixar os amigos Mike Wheeler (Finn Wolfhard), Dustin Henderson (Gaten Matarazzo) e Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) depois de uma partida de Dungeons & Dragons, um jogo de RPG que surgiu em 1974.

Will segue para casa, mas, já na residência, é interceptado por um monstro e desaparece.
O sumiço do jovem muda toda a rotina do pequeno município. A família Byers, formada por Joyce (Winona), a mãe do pequeno, e Jonathan (Charlie Heaton), o irmão mais velho, começa uma busca incessante pelo garoto, assim como os melhores amigos Mike, Dustin e Lucas. O xerife Hopper, interpretado pelo ator David Harbour, também vê o cotidiano passar por mudanças ao ter que finalmente lidar com algo sério na pacata Hawkins.

Enquanto a cidade se vê alterada pelo desaparecimento de Will, ao mesmo tempo, uma jovem desconhecida aparece. É a pequena Eleven (Millie Bobby Brown), garota de cabelos raspados, camisola característica de hospital, muita fome, poucas palavras e superpoderes. Logo no início já se percebe que Eleven é parte de um experimento oculto comandado pelo governo, que pode ter a ver com o sumiço de Will.

Sucesso no Brasil


A repercussão da estreia de Stranger things foi tão grande no Brasil, que o elenco mirim usou as redes sociais para agradecer o apoio dos brasileiros. A maioria postou fotos da bandeira do Brasil, mas a melhor homenagem foi da atriz Millie Bobby Brown (foto), que publicou um vídeo em que dizia em português: “Obrigado, Brasil. Te amo. Tchau!”. A publicação, claro, bombou entre o público nacional.

Show das crianças

Winona Ryder, musa dos filmes dos anos 1980, está de volta ao mesmo estilo em Stranger things (Netflix/Divulgação)
Winona Ryder, musa dos filmes dos anos 1980, está de volta ao mesmo estilo em Stranger things

Já não bastasse o clima nostálgico dos anos 1980 e o bom mistério, Stranger things ainda conta com um ótimo elenco. O grande nome da produção é Winona Ryder, uma das musas de Tim Burton que atuou em Beetlejuice (1988), Edward mãos de tesoura (1990) e Frankenweenie (2012), seguida do ator David Harbour, que esteve em Aliança do crime, Caçada mortal e O protetor.

Porém, é o elenco mirim, que, de fato, rouba a cena. A começar por Millie Bobby Brown, 12 anos, que vive a misteriosa Eleven e dá um show de atuação mesmo com poucas falas. A pequena atriz já atuou na série Intruders (2014) e na franquia NCIS. Também vale destacar Finn Wolfhard, que tem no currículo atuações em Supernatural e The 100; Caleb McLaughlin, que já esteve em Shades of blue e Law & order; Gaten Matarazzo, que fez a série Blacklist; e Noah Schnapp, que esteve em Ponte dos espiões e fez dublagem na animação Snoopy & Charlie Brown.

SERVIÇO


Stranger things
Primeira temporada, com oito episódios, disponível na Netflix.

Momento referência


Confira a seguir algumas referências presentes em Stranger things. Mas, se preferir fugir dos spoilers, volte quando tiver assistido a tudo!

 (Universal Pictures/Divulgação)
1. E.T: como o filme de Spielberg, Stranger things tem início com um grupo de jovens jogando RPG, que sempre anda pela cidade em suas bicicletas. Sem contar que Eleven pode ser uma clara referência ao ET.

2. Os Goonies: por ser uma aventura entre crianças é mais do que provável que a referência apareça logo de cara. Até porque o grupo de Stranger things também adora se aventurar.


3. Meu primeiro amor: o clima de romance entre Mike e Eleven aparece logo nos primeiros diálogos, apesar do menino no início não admitir o romance. Como no filme de 1991, ainda há espaço para um selinho entre os personagens.

 ( Warner Bros./Divulgação)

4. Poltergeist: há uma cena bem semelhante na série que tem no filme. A irmã mais nova de Mike é atraída por uma luz misteriosa, como aconteceu no longa. Além disso, a comunicação entre Joyce e Will é feita por sons.

5. Viagens alucinantes: o filme de 1980 mostra experimentos em um tanque de isolamento, que possibilitam a viagem para um submundo. Não seria exatamente o que faz Eleven  em Stranger things?

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK