'Catfish Brasil' mostra os relacionamentos pela internet
Novo programa da MTV Brasil acompanha todos os aspectos das relações amorosas virtuais
Adriana Izel
Publicação:28/08/2016 06:30Atualização: 26/08/2016 19:15

'Catfish Brasil' será apresentado pela dupla Ricardo Gadelha e Ciro Sales
“Descobrir a verdade por trás da tela”. Essa é a premissa do programa Catfish Brasil que estreia na quarta-feira na MTV Brasil e abordará os relacionamentos que nascem na internet. A atração é uma versão do reality show norte-americano (que também tem uma colombiana), comandado por Nev Schulman e Max Joseph há cinco temporadas, inspirado no documentário homônimo que relata um caso amoroso on-line em que uma das pessoas estava sendo desonesta quanto à descrição. Vem daí o termo “catfish”, usado na língua inglesa para denominar pessoas que enganam outras na internet, postando fotos e informações falsas nas redes sociais.
Mantendo a fórmula do programa americano, Catfish Brasil tem dois apresentadores, os atores Ciro Sales e Ricardo Gadelha, que passaram por uma série de testes até chegaram ao cargo. Cabe a dupla apurar as primeiras informações das histórias e começar a investigá-las. “Cada caso tem uma preparação diferente. Mas basicamente a gente vai primeiro até a pessoa que procurou o programa faz uma entrevista para conseguir o maior número de informações. De posse disso, a gente vai atrás das situações”, explica Ciro ao Correio.
O reality show apurou casos de Norte ao Sul do país. O episódio de estreia se passa em Brasília e acompanhará a jovem Laís, que vive um relacionamento há um ano na internet, mas nunca conheceu o parceiro.
“O primeiro episódio é muito especial. Não tínhamos todas as informações, então foi uma apuração eletrizante. Em alguns momentos a gente não sabia para onde ir”, revela Ciro Sales.

É papel dos apresentadores acompanharem todos os casos: 'O programa dá a oportunidade aos participantes de serem eles mesmos e largarem os simulacros, as farsas...'
Relacionamento on-line
Apesar de muitas vezes o formato do programa ser apontado por mostrar apenas os casos trágicos, os apresentadores garantem que a atração revela muitos outros aspectos da nova geração. “O programa dá a oportunidade aos participantes de serem eles mesmos e largarem os simulacros, as farsas... É uma forma de se libertar”, analisa Ricardo Gadelha.
Para Ciro, a atração traz um panorama de como os jovens se relacionam atualmente. “A maioria dos casos são de jovens entre 18 e 20 e poucos anos. Você percebe que, independente de onde uma pessoa mora e como ela é, essa garotada leva os relacionamentos de um outro jeito. Não há um padrão de quem é pego por um catfish porque o amor acontece de várias formas e também dentro da cabeça”, completa.
Em relação ao desafio de apresentar a primeira versão brasileira, Ciro diz que, em sua opinião, o mais complicado é ver as histórias das pessoas e se colocar no lugar delas, sem julgá-las e fazer o melhor para conseguir a verdade. Já Gadelha aponta a necessidade de estabelecer uma conexão de intimidade com o participante como o ponto mais difícil do programa.
“A gente tem que virar para pessoa e, algumas vezes, dizer que o conto de fadas dela acabou. Esse é o desafio da empatia, da compaixão, que, ao mesmo tempo, é algo muito gostoso, porque é uma conexão real”, afirma.
SERVIÇO
Catfish Brasil
Estreia em 31 de agosto. Toda quarta-feira, às 22h, na MTV Brasil.