Brasília-DF,
17/MAR/2024

'Catfish Brasil' mostra os relacionamentos pela internet

Novo programa da MTV Brasil acompanha todos os aspectos das relações amorosas virtuais

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:28/08/2016 06:30Atualização:26/08/2016 19:15
'Catfish Brasil' será apresentado pela dupla Ricardo Gadelha e Ciro Sales (MTV/Divulgação)
'Catfish Brasil' será apresentado pela dupla Ricardo Gadelha e Ciro Sales

“Descobrir a verdade por trás da tela”. Essa é a premissa do programa Catfish Brasil que estreia na quarta-feira na MTV Brasil e abordará os relacionamentos que nascem na internet. A atração é uma versão do reality show norte-americano (que também tem uma colombiana), comandado por Nev Schulman e Max Joseph há cinco temporadas, inspirado no documentário homônimo que relata um caso amoroso on-line em que uma das pessoas estava sendo desonesta quanto à descrição. Vem daí o termo “catfish”, usado na língua inglesa para denominar pessoas que enganam outras na internet, postando fotos e informações falsas nas redes sociais.
 
Mantendo a fórmula do programa americano, Catfish Brasil tem dois apresentadores, os atores Ciro Sales e Ricardo Gadelha, que passaram por uma série de testes até chegaram ao cargo. Cabe a dupla apurar as primeiras informações das histórias e começar a investigá-las. “Cada caso tem uma preparação diferente. Mas basicamente a gente vai primeiro até a pessoa que procurou o programa faz uma entrevista para conseguir o maior número de informações. De posse disso, a gente vai atrás das situações”, explica Ciro ao Correio.
 
O reality show apurou casos de Norte ao Sul do país. O episódio de estreia se passa em Brasília e acompanhará a jovem Laís, que vive um relacionamento há um ano na internet, mas nunca conheceu o parceiro. 
 
“O primeiro episódio é muito especial. Não tínhamos todas as informações, então foi uma apuração eletrizante. Em alguns momentos a gente não sabia para onde ir”, revela Ciro Sales.
 
É papel dos apresentadores acompanharem todos os casos: 'O programa dá a oportunidade aos participantes de serem eles mesmos e largarem os simulacros, as farsas...' (MTV/Divulgação)
É papel dos apresentadores acompanharem todos os casos: 'O programa dá a oportunidade aos participantes de serem eles mesmos e largarem os simulacros, as farsas...'
 
Relacionamento on-line
Apesar de muitas vezes o formato do programa ser apontado por mostrar apenas os casos trágicos, os apresentadores garantem que a atração revela muitos outros aspectos da nova geração. “O programa dá a oportunidade aos participantes de serem eles mesmos e largarem os simulacros, as farsas... É uma forma de se libertar”, analisa Ricardo Gadelha.
 
Para Ciro, a atração traz um panorama de como os jovens se relacionam atualmente. “A maioria dos casos são de jovens entre 18 e 20 e poucos anos. Você percebe que, independente de onde uma pessoa mora e como ela é, essa garotada leva os relacionamentos de um outro jeito. Não há um padrão de quem é pego por um catfish porque o amor acontece de várias formas e também dentro da cabeça”, completa.
 
Em relação ao desafio de apresentar a primeira versão brasileira, Ciro diz que, em sua opinião, o mais complicado é ver as histórias das pessoas e se colocar no lugar delas, sem julgá-las e fazer o melhor para conseguir a verdade. Já Gadelha aponta a necessidade de estabelecer uma conexão de intimidade com o participante como o ponto mais difícil do programa. 
 
“A gente tem que virar para pessoa e, algumas vezes, dizer que o conto de fadas dela acabou. Esse é o desafio da empatia, da compaixão, que, ao mesmo tempo, é algo muito gostoso, porque é uma conexão real”, afirma.


SERVIÇO
 
Catfish Brasil
Estreia em 31 de agosto. Toda quarta-feira, às 22h, na MTV Brasil.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK