Brasília-DF,
11/DEZ/2017

Relembre o desenho do menor super-herói criado, a 'Formiga Atômica'

Primeiro super-herói da Hannah-Barbera, a animação fez sucesso na década de 1980. Reprises podem ser conferidas até hoje

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Alexandre de Paula- Especial para o Correio Publicação:11/09/2016 06:30Atualização:09/09/2016 14:51
A 'Formiga Atômica' teve apenas uma temporada para chamar de sua, mas apareceu em outros desenhos, como Zé Colmeia (Reprodução/Internet)
A 'Formiga Atômica' teve apenas uma temporada para chamar de sua, mas apareceu em outros desenhos, como Zé Colmeia

“Lá vai a triônica Formiga Atômica”, grita sempre o pequenino super-herói antes de partir para mais um ataque. A ideia de criar um desenho animado com uma formiga no papel de protagonista, em 1965, só poderia ter vindo dos estúdios Hannah-Barbera, responsáveis também por Os Flinstones, Jetsons e Tutubarão.

Com força que excedia 50 vezes o próprio peso, a Formiga Atômica tinha também supervelocidade e podia voar. Um formigueiro próximo da cidade era a base para ela. Nele, equipamentos tecnológicos, como um supercomputador, ficavam ao lado de aparelhos de musculação.

Sempre que faltava força para completar uma missão, a Formiga Atômica voltava ao esconderijo, levantava alguns pesos e estava pronta para vencer a batalha. Muitas vezes convocada pela polícia para ajudar a resolver problemas com criminosos, a Formiga Atômica participou também de episódios de Zé Colmeia.

Por meio de um sistema de rádio altamente tecnológico, a Formiga era informada pela polícia dos crimes que ocorriam nas redondezas. Ladrões, mafiosos, ninguém era páreo para os superpoderes da pequena e corajosa formiga, mesmo que eles a subestimassem. O pequeno Super-herói tinha também um livro com a ficha dos criminosos.

O tamanho era justamente um dos atributos que encantava as crianças fãs do desenho. Já que, apesar de ser minúscula, a formiga era capaz de enfrentar qualquer um, com supervelocidade e muita força. A Formiga tinha também antenas que a informavam, como uma espécie de sensor-aranha, quando algum perigo se aproximava.

Produzido apenas por uma temporada, em 1965, o desenho teve 26 episódios. Ainda hoje, no entanto, reprises das aventuras da Formiga são exibidas no Brasil no canal Tooncast. Nos Estados Unidos, o desenho foi transmitido originalmente pela NBS. No Brasil, a primeira emissora a transmiti-lo foi a extinta TV Tupi.

Curiosidades
Primeiro super-herói
A Formiga Atômica foi a primeira produção com um super-herói da Hannah-Barbera. A inspiração foi o universo dos quadrinhos.

O menor herói
Para muita gente, a Formiga Atômica foi o menor super-herói já criado. Apesar de minúscula, a Formiga tinha superforça, supervelocidade e era capaz de voar.

Sucesso no YouTube
Apesar de ser muito antigo, o desenho ostenta números grandiosos no YouTube. São milhares de visualizações. A abertura em português, por exemplo, conta com mais de 700 mil views.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK