Brasília-DF,
26/ABR/2024

Relembre as famosas gincanas dos programas de tevê

Competições criativas e bem-humoradas fazem game shows levantar audiência dos programas de televisão

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:16/10/2016 06:45
Gugu Liberato em seu programa 'Passa ou repassa' (SBT/Reprodução)
Gugu Liberato em seu programa 'Passa ou repassa'

Quem nunca ficou com vontade de responder uma pergunta correta e dar uma bela tortada na cara de um amigo? Ou mesmo ficou apreensivo com a grande pergunta de um milhão de reais? Ou ainda ficou com frio na barriga quando viu um participante errar uma resposta e despencar no chão que se abria em um grande buraco?
 
As famosas competições exibidas em programas de tevê já são conhecidas por atrair espectadores e audiência nas emissoras de televisão aberta. Desde os anos 1990 com os clássicos Passa ou repassa e Show do milhão, do SBT, até o recente e bem-sucedido Tamanho família, da rede Globo, a fórmula dos game shows tem sido muito bem recebida pelo público, fazendo com que as emissoras tenham que abusar da criatividade. Gincanas variadas que envolvem provas de resistência física ou de conhecimentos gerais fazem os participantes e o público de casa vibrar na frente da tevê.

Qual é a palavra? 
Exibido no Brasil pela Rede TV!, o formato do game show Mega senha é inspirado no programa Password, exibido nos Estados Unidos na década de 1960. O game é um jogo onde os participantes têm que adivinhar uma palavra secreta recebendo como dica outra palavra. Um dos programas de maior sucesso da grade da emissora, a atração leva celebridades e pessoas anônimas para brincar entre si e formar equipes.

Pula ou pede ajuda aos universitários?
Outro clássico dos game shows também exibido pelo SBT e apresentado pelo patrão Silvio Santos, virou marca e foi sinônimo de programa educativo. No Show do milhão os participantes passavam por uma sabatina de perguntas onde não era permitido errar e na dúvida tinham três opções: pular a pergunta, recorrer às cartas (que poderiam eliminar uma quantidade de respostas) ou perguntar aos universitários. Alguns participantes chegaram a sair da atração com o prêmio máximo de um milhão de reais.

Quem fica de pé?
Lançado pela rede Record como o nome de Roleta russa e levado para a TV Bandeirantes com o nome Quem fica em pé? o programa deixava o público com frio na barriga. A cada resposta errada um participante caia em um buraco e estava eliminado da competição. As escolhas eram imprevisíveis e o formato lembrava brincadeira da roleta russa.

Responde ou passa? 
Um dos maiores clássicos da televisão brasileira, o programa Passa ou repassa teve vários apresentadores e participantes. Desde a famosa competição entre escolas, até a competição entre celebridades, a atração foi criada e sempre exibida pelo canal SBT. Dividido em três blocos, a divertida gincana final era um dos momentos mais emocionantes, onde a equipe vencedora poderia virar a competição e sair campeã do programa.

Família famosas 
O mais recente sucesso dos games shows da tevê é o programa Tamanho família. A atração promove uma competição entre familiares de artistas famosos. Apresentado aos domingos na rede Globo, o programa ocupa aquele horário tradicional do almoço familiar e fez tanto sucesso que mal acabou a primeira temporada e a emissora já está programando a segunda. Além de revelar o rosto de pai, mãe e irmão daqueles artistas que tanto adoramos, Tamanho família mostra os famosos em situações do cotidiano, revela histórias curiosas e prende a atenção do público com provas divertidas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK