Brasília-DF,
26/ABR/2024

Relembre a série Dallas, que ficou 13 anos no ar

Sucesso na tevê americana, a série Dallas se manteve no ar por 13 anos e 14 temporadas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Alexandre de Paula- Especial para o Correio Publicação:23/10/2016 06:32

Dallas fez sucesso durante 13 anos
 (Reprodução/Internet)
Dallas fez sucesso durante 13 anos

Foram 13 anos no ar, com reviravoltas, romances, intrigas e todos aqueles elementos que são fórmula para o sucesso na tevê. Dallas marcou época na televisão americana e se consolidou como uma das principais produções do gênero soap opera (que indica uma espécie de grande novela em língua inglesa).
Dallas estreou nos Estados Unidos em 1978 e foi transmitida pela CBS, até 1991. A série alcançou níveis altos da audiência e chegou ao Brasil, em 1980, na Rede Globo. Depois o programa passou a ser exibido na Bandeirantes.

 

O seriado se passa na cidade de Dallas, no estado do Texas. Duas famílias mantêm um embate que perpetua por todas as gerações. O conflito se passa porque Cliff, chefe dos Barnes, acusa o magnata Jock (dos Ewing) de roubar sua parte em uma companhia milionária do ramo petrolífero.Como não poderia ser diferente, o estopim do conflito acontece porque dois membros dos clãs rivais se apaixonam. Bobby Ewing e Pamela Barnes, depois de uma viagem, anunciam que se casaram. A partir daí, as intrigas e a briga entre os grupos se tornam cada vez maiores.

 

Durante as 14 temporadas, Dallas teve momentos memoráveis, como o mistério de quem atirou em J.R. Ewing. Irmão de Bobby, o personagem mulherengo assume a presidência da companhia de petróleo na segunda temporada. Na terceira, depois de problemas com muitos dos outros personagens, ele é baleado. O crime criou o suspense e gerou a pergunta de quem teria atirado no antagonista.

 

Um fato que também marcou a série foi a chamada “temporada do sonho”, no oitavo ano do programa. Nela, o personagem Bobby passa por várias tragédias: divorcia-se, é atropelado e morre.  A grande questão é que tudo não passava de um sonho da mulher dele e todos os capítulos da temporada não influenciaram em nada, de fato, na trama geral.

 

Em 1991, na 14ª temporada, Dallas chegou ao fim depois de vários problemas com o elenco e o desinteresse do público. Em 2012, a TNT reeditou a série. Mesmo sem o sucesso da original, a produção chegou a três sequências.

Negociações

 

O tiro no vilão J.R. não foi por
acaso. O ator Larry Hagman, que interpretava o personagem, estava
em outra série, Jeanie é um gênio, ao mesmo tempo. Isso fez com que o contrato fosse renegociado e ele
se afastasse da trama.

Sucesso

 

Dallas foi exibida em 130 países e teve tradução para cerca de 70 idiomas.
O episódio em que se revela quem atirou em J.R. teve um dos maiores índices de audiência da história da tevê americana e mundial.

Sumiços

 

Dallas teve que lidar com idas e vindas de atores e com baixas no elenco. Em 1981, Jim Davis, que interpretava o chefe da família Ewing, faleceu. Os roteiristas tiveram que desaparecer com o personagem
em um acidente.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK