Brasília-DF,
15/AGO/2018

Primeiro filme produzido por Glauber Rocha no exílio passará na tevê

'O leão de sete cabeças', lançado em 1970, faz uma crítica ao imperialismo dos EUA

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:04/11/2016 06:35Atualização:03/11/2016 16:50
O filme ficou guardado por 30 anos e foi restaurado em 2010 (TVBrasil/Reprodução)
O filme ficou guardado por 30 anos e foi restaurado em 2010
 
Oleão de sete cabeças foi o primeiro filme produzido por Glauber Rocha durante seu exílio imposto pela ditadura militar. Rodado no Congo, em 1969, o longa aborda os efeitos do imperialismo e do colonialismo nos países africanos e será exibido domingo, à 0h, no canal Arte 1.
 
A trama envolve um soldado rebelde africano e um guerrilheiro latino-americano que se juntam para organizar uma revolução com o objetivo de libertar o país das metrópeles. Para isso, eles precisam enfrentar europeus e norte-americanos, como um comerciante português, um mercenário alemão e um agente estadunidense.
 
No elenco, atores internacionais como Jean-Pierre Léaud (A noite americana) e Rada Rassimov (Três homens em conflito), além do veterano de novelas e filmes brasileiros Hugo Carvana. Lançada em 1970 no Festival de Veneza, a película foi restaurada em 2010, permitindo que o filme fosse totalmente recuperado e exibido em festivais modernos.

Premiado
Um dos principais nomes do movimento do Cinema Novo, Glauber Rocha construiu a carreira com filmes políticos que discutiam a pobreza e a ligação entre os países em desenvolvimento com os desenvolvidos, os Estados Unidos, principalmente.
 
Os três filmes mais famosos do diretor, Deus e o diabo na terra do sol (1963), Terra em transe (1967) e O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1968), foram indicados ao prêmio Palma de Ouro, no Festival de Cannes, e construíram uma reputação internacional para a produção brasileira de cinema.
 
Serviço
O leão de sete cabeças
Arte 1. Domingo, à 0h. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK