Brasília-DF,
24/FEV/2017

A turma do Júlio marcou diversas gerações com 'Cocoricó'

O programa infantil garantiu três versões e mais de 20 anos de exibição

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:12/02/2017 06:05
As aventuras da turma do Júlio podem ser acompanhadas pela tevê até hoje (Jair Bertolucci)
As aventuras da turma do Júlio podem ser acompanhadas pela tevê até hoje
 
“Quem conhece a gaita já sabe quem está chegando. Júlio… Papagaio pisca o olho, cavalo mexe a crina, a vaca vem cantando”. Diversas gerações acompanharam, enquanto cresciam, a turma do Júlio na tevê e, com ela, aprendeu sobre temas de importância — como sustentabilidade, respeito e amizade. 

O programa infantil Cocoricó protagonizado por bonecos foi produzido durante 15 anos, com um total de 287 episódios exibidos. Já como TV Cocoricó o número chegou a 296.

A série acompanha a vida de Júlio, garoto da cidade grande que vai passar as férias na fazenda dos avós, na cidade de Cocoricolândia. O que, inicialmente, parece ser uma visita chata se transforma em um forte motivo de felicidade e o menino passa a admirar a vida campestre e a querer viver lá. Ele faz amizade com os animais falantes da fazenda Cocoricó, responsáveis por várias confusões. 

Cocoricó foi transmitido pela primeira vez em 1996, na TV Cultura sob a direção de Arcângelo Mello e Eliana Lobo. Em 2006, os diretores foram substituídos por Fernando Gomes, que permaneceu na função até o último episódio do programa, que foi ao ar em 2013. O atual diretor é o responsável pela criação do personagem Júlio, introduzido no especial de Natal da emissora, intitulado Banho de aventura.

Por ter conquistado uma audiência, Cocoricó teve várias renovações. Em 2010, foi ao ar a versão Cocoricó na cidade. Dois anos depois, o seriado ganhou um novo formato e passou a ser um programa de entrevistas, chamado TV Cocoricó, com uma hora de duração. 

Nela, Júlio e os amigos — personagens de todas as versões — recebem os mais diversos convidados, inclusive seres humanos, que participam do quadro Convidado do dia e contam sobre as vidas pessoal e profissional. Marcos Mion, Daniel, Jair Rodrigues e Palmirinha são algumas das personalidades que participaram do show, que teve fim em dezembro de 2013.

SAIBA MAIS

Além da tevê
Em 2012, estreou nos cinemas o filme Cocoricó conta clássicos, no qual os personagens interpretam famosos contos literários, como Branca de Neve e os sete anões, A bela e a fera, O corcunda de Notre Dame e A cigarra. As histórias também foram transmitidas pela TV Cultura.

Reconhecimento
Apesar de ter saído do ar em 2013, TV Cocoricó conquistou o troféu Imprensa de melhor programa infantil do ano. O prêmio é concedido pelo SBT e é o mais tradicional da tevê brasileira.

Disquinhos
Além do filme, foram lançados mais de 60 DVDs da turma do Júlio.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK