Brasília-DF,
17/MAR/2024

A menina que roubava livros mostra o encanto de uma garota ao descobrir a literatura

O filme mostra a trajetória de Liesel Meminger no período da Segunda Guerra Mundial

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:03/11/2017 07:00Atualização:03/11/2017 10:50
Apaixonada por livros e sob censura do governo nazista, a garota passa a roubar obras literárias como forma de conhecer o mundo das palavras (Fox/Divulgação)
Apaixonada por livros e sob censura do governo nazista, a garota passa a roubar obras literárias como forma de conhecer o mundo das palavras
 
“Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler”. A frase escrita na contracapa do livro de Markus Zusak é o convite apropriado para a obra. Adaptado ao cinema pelo roteirista Michael Petroni, A menina que roubava livros relata a história da pequena Liesel Meminger (Sophie Nélisse), no período da Segunda Guerra Mundial.
 
Apaixonada por livros e sob censura do governo nazista, a garota passa a roubar obras literárias como forma de conhecer o mundo das palavras. O filme é exibido domingo, no Telecine touch.
 
Logo no início do longa, durante o enterro do irmão de Liesel, a menina percebe que o coveiro deixa cair um livro e, a partir daí, o interesse pela leitura desperta o olhar da garota. Adotada por uma família em uma pequena cidade alemã, a garota presencia o terror e a aflição de se viver sob censura e a realidade do regime fascista.
 
Outra cena em que Liesel rouba um livro é quando ela e o pai adotivo vão a uma praça onde uma fogueira é acesa para exterminar conteúdos que não seguem o  pensamento dos alemães nazistas. Ao fim dessa cerimônia, enquanto todos vão embora, Liesel pega um livro quase em cinzas e esconde debaixo do agasalho.
 
A trama também se desenvolve quando um judeu, velho conhecido da família, bate à porta e pede um abrigo. Max Vandenburg (Ben Schnetzer) passa a morar no porão, onde ele e Liesel desenvolvem uma relação de amizade que supera as barreiras da idade e cultural. A menina lê para o rapaz e também passa a descrever, com bastante sensibilidade, como está o dia como uma forma de trazer esperança para o rapaz. No elenco estão Geoffrey Rush, Emily Watson e Nico Liersch. Roger Allam é o encarregado para narrar a história.

SERVIÇO
A menina que roubava livros. Domingo, às 17h10 no Telecine touch. Não recomendado para menores de 10 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK