Filme da série 'Black mirror' expande fronteiras da TV
A experiência interativa de 'Black Mirror: Bandersnatch' destacou-se nesta semana; Confira opções para TV
Correio Braziliense
Publicação:04/01/2019 06:00Atualização: 03/01/2019 18:27

A produção da Netflix aposta na interatividade
Filme da série Black mirror permite que o espectador escolha as ações do protagonista
O episódio interativo do fenômeno da Netflix, Black mirror, está mexendo com a cabeça dos usuários do serviço streaming.
No filme escrito pelo criador da série, Charlie Brooker, o público tem a possibilidade de selecionar opções que alteram o futuro do protagonista Stefan (Fionn Whitehead, de Dunkirk), gerando pelo menos cinco finais disponíveis. Os espectadores levam em média entre 40 a 90 minutos para completar a narrativa.
A trama acompanha Stefan Butler, um jovem de 19 anos que começa a trabalhar, em 1984, como desenvolvedor de jogos a partir da leitura do livro Bandersnatch.
Logo no início da produção, o público pode decidir qual cereal Stefan come no café da manhã, levando à ideia de que quem está assistindo tem total controle de tudo.
Durante a produção do jogo interativo de nome homônimo ao do livro, percebe-se que não é bem assim. O longa possui vários caminhos e finais que permitem Stefan, ou os espectadores da Netflix, escolherem os rumos que a história tomará. Algumas opções que aparecem na tela fazem o público voltar e refazer a trajetória narrada, às vezes, por mais de uma vez.
Stefan realiza o sonho de conseguir apoio de um famoso estúdio de jogos para a publicação do seu jogo. Durante esse período, o jovem passa a questionar o próprio conceito de realidade e acaba enfrentando um desafio alucinante.
Da mesma forma em que autor do livro homônimo, que não chegou a ser lançado, Jerome F. Davies, começou a desconfiar e duvidar se suas escolhas eram feitas por si mesmo ou por outro ser, negando o princípio básico de livre-arbítrio.
Davies entrou num surto psicótico e decapitou a própria esposa.
Serviço
Black Mirror: Bandersnatch
Disponível na Netflix. Não recomendado para menores de 16 anos.
Tv Aberta
Sexta
Megamente
(Globo, 15h05)
O grande sonho do vilão Megamente era eliminar o adversário Metro Man e dominar a cidade de Metro City. Um dia, o malvado consegue dar um sumiço no herói. Ele só não contava que sua vida ficaria tão chata a ponto de precisar inventar um bom moço para combater.
Sábado
Versos de um crime
(Band, 1h30)
Em 1944, três expoentes da literatura beatnik, os colegas Allen Ginsberg, Jack Kerouac e Lucien Carr, exploram ideias ousadas, que desafiam o seu tempo. O assassinato de David Kammerer, professor apaixonado por Lucien, transformará a vida dos três amigos.
Domingo
Piratas do Caribe — No fim do mundo
(Globo, 15h15)
O capitão Barbossa, Will Turner e Elizabeth Swann terão que navegar até o fim do mundo por águas traiçoeiras para enfrentar a batalha mais perigosa.
Tv Fechada
Sexta
Guerra mundial Z
(Telecine Pipoca, 15h50)
Uma misteriosa doença se espalha pelo mundo e ameaça transformar a humanidade, em zumbis. Para proteger a família, um ex-investigador da ONU topa a missão de percorrer o caminho inverso da contaminação para conter o contágio antes do apocalipse.
Sábado
Mortal kombat: O filme
(Space, 18h40)
Os planetas estão desalinhados. Para deter as forças do mal e salvar a humanidade, Lord Rayden, o protetor da Terra, escolhe as três pessoas capazes de vencer o Mortal Kombat, disputado pelos melhores lutadores do universo.
Domingo
Conexão Escobar
(HBO, 16h35)
Robert Mazur é um agente infiltrado no negócio de cocaína chefiado por Pablo Escobar. Sob o disfarce de Bob Musella, o agente se arrisca para tentar incriminar a rede de traficantes e banqueiros que mantém as operações do cartel.