Brasília-DF,
25/ABR/2024

Vencedor do Oscar 'Absorvendo o tabu' está disponível na Netflix

Curta documentário aborda a menstruação em sociedades tradicionais da Índia

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:01/03/2019 06:02

Produção entrega um show de emoção ao celebrar as mulheres (Reprodução/imdb)
Produção entrega um show de emoção ao celebrar as mulheres

 

“Não acredito que um documentário sobre menstruação ganhou um Oscar!”. As palavras da diretora Rayka Zehtabchi ao subir ao palco da maior premiação do cinema, no último domingo (quando ganhou o Oscar de melhor documentário em curta-metragem) arrancaram uma onda de gargalhada da plateia. Absorvendo o tabu lançou ao mundo uma importante luz sobre como a menstruação é encarada ao redor do mundo. Você pode conferir o trabalho de Rayka na Netflix.

 

Com pouco mais de 25 minutos, Absorvendo o tabu (que no título original — Period. End of sentence — é um engraçado trocadilho) apresenta uma nova fase para as mulheres de uma pequena vila rural ao redor de Delhi, na Índia. Isso porque, envolta em muito preconceito, a menstruação é vista com maus olhos pela comunidade, sendo considerada desde doença até uma maldição.

 

Os primeiros minutos mostram como as mulheres do local sofrem com algo absolutamente natural e comum, como a menstruação. Rayka tem a sensibilidade de apresentar diversas histórias que representam todas as formas de como o fluxo feminino é encarado, desde a vergonha e timidez de meninas mais novas à mágoa de mulheres que são impedidas de entrar em templos.

 

Tudo muda, entretanto, quando as mulheres conseguem uma máquina que produz absorventes à base de algodão de baixo custo. Enquanto se organizam para criar uma produção em série, elas passam a levar o produto a outros locais, com o propósito de vendê-lo. Logo fica claro: mais do que ganhar a vida com um trabalho (que para algumas é o primeiro da vida), as mulheres estão implantando uma importante quebra de tabu ao tratar a menstruação como algo natural, e não passível de castigo.

 

Outro trunfo de Absorvendo o tabu é a leveza. Diferente do que alguns possam pensar sobre a carga narrativa de documentários escolhidos pela academia, esse curta é leve, divertido, emocionante. 

 

Serviço

Absorvendo o tabu

Disponíveis na Netflix. Não recomendado para menores de 10 anos. 

 

TV ABERTA

 

Sexta

Desfile das escolas de samba de São Paulo

(Globo, 23h15)

Hoje à noite, a Globo dá o pontapé inicial na transmissão do carnaval 2019, com o grupo especial de São Paulo. Entre as escolas que desfilarão estão  Império de Casa Verde, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi e Tom Maior.

 

Sábado

Um romance na alta moda

(Band, 14h15)

Kate Kassell sonha em ser designer de moda. Ela vai trabalhar na confecção do pai, mas a madrasta e as filhas dela fazem de tudo para Kate ser demitida. Ela volta ao trabalho disfarçada de Nate e conquista os clientes.

 

Domingo

Um Caipira em Bariloche

(TV Brasil, 16h30)

Polidoro é um fazendeiro ingênuo. Convencido pela filha e pelo genro, ele vende a fazenda dele para Agenor, um vigarista e amigo de seu genro. Por meio de uma cilada, Polidoro viaja para Bariloche enquanto sua fazenda é vendida ilicitamente a terceiros.

 

TV POR ASSINATURA

 

Sexta

Batman Vs Superman: A origem da justiça

(Warner Channel, 0h35)

Achando que as atitudes de Superman estão fugindo do controle, Batman enfrenta o Homem de Aço enquanto o mundo decide que tipo de herói realmente precisa. Outros super-heróis aparecem, como a Mulher-Maravilha.

 

Sábado

Vingadores: Era de Ultron

(Space, 18h)

Tony Stark constrói um sistema de inteligência artificial para gerenciar a paz mundial, mas o projeto cria Ultron. Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro terão que se unir para mais uma vez salvar o dia.

 

Domingo

Cinquenta tons mais escuros

(Telecine Touch, 15h50)

Após terminar o romance com Christian, Anastasia decide focar na carreira. Quando ele a procura querendo retomar o relacionamento, Ana impõe condições para que isso ocorra. Enquanto eles tentam fazer o namoro funcionar, fantasmas do passado de Christian aparecem. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK