Chefs brasilienses transformam partes menos nobres de aves em pratos deliciosos
O Divirta-se Mais selecionou uma lista de locais; fique por dentro
Muita gente ainda faz cara feia quando são oferecidos cortes como língua, tripa, moela, pé, rabo ou pescoço. O preconceito é maior em solo brasileiro, porque lá fora os miúdos foram incorporados à gastronomia de países, principalmente daqueles que passaram por grandes guerras. Consumi-los era uma necessidade — nenhuma parte do animal poderia ser descartada quando a comida era tão escassa. Hoje, para deleite de alguns comensais, o preparo dessas carne se aprimorou.
“Miúdos são verdadeiras iguarias”, ressalta o consultor gastronômico Alexon Michel. Ele ensina que, de modo geral, podem ser tanto órgãos internos (barriga, tripas, pulmões e rins) quanto partes externas (pés, orelhas, mãos e rabo) de aves, bovinos, peixes e suínos.
Da mesa sofisticada, passando pelo balcão de bar e finalizando com bancas de feiras locais, conheça estabelecimentos espalhados pela cidade que oferecem miúdos.
Aprenda a fazer a rabada do chef Anderson
Rabada com agrião (serve 4 pessoas)
Ingredientes
1kg de rabada cortada nas juntas
1 maço de cebola picadinha
30g de alho picadinho
150g de tomate maduro picadinho (sem semente)
1 e ½l de água
1 colher (sopa) de tempero caseiro
½ kg de batata inglesa descascada e partidas ao meio
1 pé de agrião
Modo de fazer
Lave a carne e tempere. Coloque uma panela de pressão para aquecer em fogo brando, espere aquecer durante dois minutos, depois aumente o fogo. Adicione a rabada e mexa até que fique dourada, se necessário coloque um pouco de água na carne. Acrescente a cebola e o tomate, mexendo com mais frequência. Coloque 500ml de água e deixe ferver por 5 minutos e adicione o restante da água e tampe a panela de pressão, deixando cozinhar por mais 15 minutos. Retire a pressão da panela, enquanto isso, frite o alho em uma frigideira.Em seguida, o alho e as batatas coloque na panela.Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, retire e sirva tudo com agrião.