Brasília-DF,
17/MAR/2024

Hora de aproveitar os ingredientes da estação!

A estação e safra dos ingredientes são fundamentais para o sucesso de uma receita

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:21/08/2015 08:00

Henrique Salsano (Rodrigo Nunes/Esp. CB/D.A Press)
Henrique Salsano
 

Na hora de fazer uma receita, nem sempre consideramos um fator fundamental: escolher os ingredientes de acordo com a estação e a safra deles. Esse cuidado não só garante uma qualidade maior do que for escolhido, mas também preços mais acessíveis, uma vez que a oferta destes itens está em alta. Em tempos de crise, por que não aproveitar ingredientes que estão em alta, como pimentão, morango e brócolis?

“As pessoas perderam a graça de preparar uma comida simples e saborosa”
para o professor de gastronomia do Uniceub Henrique Salsano, usar frutas, legumes e verduras da estação nas receitas garante frescor e mais sabor. O gosto natural deles acaba mais pronunciado.

Indigesto para algumas pessoas, o pimentão serve de base para uma salada que pode ser entrada ou acompanhamento de um prato principal, como carne grelhada. “Para minimizar o amargor indigesto, retire as sementes e um pouco da carne de dentro do pimentão”, ensina Henrique, que completa: “O pimentão verde tem um sabor muito forte, prefira o vermelho ou o amarelo”.

Uma fruta muito saborosa e popular que está em período de safra é o morango. Por isso, Henrique sugere uma receita “curinga”, de ragu de morango. O preparo pode ser repetido o ano inteiro, trocando o morango por outras frutas como manga.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK