Brasília-DF,
25/ABR/2024

Outros pontos de vista: documentários estrangeiros sobre o futebol brasileiro

'Stars in Brazil ', dirigido por um britânico, conta a jornada de 10 craques e o documentário uruguaio 'Maracanã' narra um marco trágico no futebol brasileiro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Juliana Figueiredo Lucas Lavoyer - Especial para o Correio Publicação:29/06/2014 06:02Atualização:27/06/2014 12:04
O folclórico treinador João Saldanha tem a vida narrada em documentário que leva o nome dele (Publicom/divulgação)
O folclórico treinador João Saldanha tem a vida narrada em documentário que leva o nome dele
Seja a Copa do Mundo de 2014 ou qualquer uma das anteriores, todas as edições do evento mundial podem render um bom documentário. Stars in Brazil (2013) é um filme britânico dirigido por Billy Simpson, que acompanha a jornada de 10 astros do futebol atual enquanto eles se preparavam para o confronto que acontece agora no Brasil.

Os dez craques escolhidos foram Neymar Jr (Brasil), Andrés Iniesta (Espanha), Cristiano Ronaldo (Portugal), Edinson Cavani (Uruguai), Franck Ribéry (França), Lionel Messi (Argentina), Mesut Özil (Alemanha), Robin van Persie (Holanda), Mario Balotelli (Itália) e Wayne Rooney (Inglaterra). A obra oferece perfis detalhados dos jogadores, sequências de lances incríveis e entrevistas exclusivas com especialistas no esporte.

O longa uruguaio Maracanã (2014), de Andrés Varela e Sebastián Bednarik, volta ao ano de 1950 para recontar a história mais trágica do futebol brasileiro: a derrota na final da Copa do Mundo no Brasil para o Uruguai. A produção de 75 minutos é resultado de uma pesquisa que durou mais de três anos e meio e que teve por base o livro Maracanã - a história secreta, do autor uruguaio Atilio Garrido.

Além de mostrar a façanha dos 11 operários que venceram os 11 brasileiros, Maracanã contextualiza o jogo mais emocionante da história, como é visto por alguns, com o momento pelo qual os dois países passavam. Enquanto os jogadores da seleção uruguaia, que tinham empregos fora do futebol, enfrentaram uma greve de sete meses antes da disputa do mundial, o Brasil estava em um atribulado ano de eleição.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK