Brasília-DF,
18/ABR/2024

Documentários que retratam lendas do esporte, a paixão em longa metragem

'Pelé eterno' e 'Amando a Maradona' estão entre os sucessos das produções que trazem a vida dos craques para mais perto dos torcedores

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Juliana Figueiredo Lucas Lavoyer - Especial para o Correio Publicação:29/06/2014 06:00Atualização:27/06/2014 12:14
Pelé eterno mostra todas as conquistas do rei do futebol
 (Universal Pictures/Divulgação)
Pelé eterno mostra todas as conquistas do rei do futebol
Amantes fervorosos do futebol, marcados pelo consumo de qualquer espécie de informação relacionada ao universo do esporte, dispõem de várias opções quando pensam em conteúdo digital. Documentários e longas-metragens que retratam lendas do esporte, abordam cotidianos de jogadores em atividade ou que trazem curiosidades sobre craques fora de campo podem ser assistidos em canais da grade fechada e aberta ou em serviços de streaming.

Entre as principais produções nacionais do gênero, está Pelé eterno. O documentário, dirigido por Anibal Massaini Neto e lançado em 2004, engloba a trajetória e a apoteose de Edison Arantes do Nascimento, conhecido pela alcunha de rei do futebol. O longa segue uma ordem cronológica e fala sobre as principais conquistas de Pelé, além de mostrar vários dos mais de 1,2 mil gols marcados pelo ex-camisa 10 do Santos e da Seleção brasileira.

Além de episódios históricos, o filme traz uma compilação de dribles e lances geniais protagonizados pelo rei. Há também uma série de entrevistas conduzidas com outros jogadores e familiares de Pelé. Para a produção, Anibal Massaini Neto contou com a ajuda de jornalistas esportivos consagrados, como Armando Nogueira e José Roberto Torero (responsável pelo roteiro).

Chegando ao rival do craque, outro documentário retrata a vida de uma das principais figuras do futebol mundial: Amando a Maradona, que conta um pouco da história do jogador argentino mais polêmico e cultuado da história das pelejas portenhas. A obra, lançada em 2005, recebeu a direção de Javier Vázquez. O longa traz curiosidades e episódios que envolvem Diego Armando Maradona desde a infância à conquista da Copa do Mundo de 1986, que marcou sua carreira - até hoje, dizem que o camisa 10 levou a seleção argentina à glória sozinho.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK