Brasília-DF,
25/ABR/2024

Série Boardwalk empire mostra máfia disfarçada dentro do governo

A narrativa gira entorno de Nucky, que também é grande chefe do crime organizado

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Juliana Figueiredo Publicação:26/10/2014 06:01
Em Boardwalk Empire, os gângsters se divedem entre os crimes e a política (HBO/Divulgação)
Em Boardwalk Empire, os gângsters se divedem entre os crimes e a política
Na noite da proibição do álcool nos Estados Unidos (Lei Seca), nos anos 1920, o tesoureiro de Atlantic City, Enoch Thompson, condena as bebidas em uma Reunião da Liga Pró-Temperança Feminina. Mais tarde, descobrimos que Nucky também é o grande chefe do crime organizado. Em uma reunião privada com os chefes do governo, o duas-caras fala sobre a oportunidade de alto lucro com a venda ilegal.

Parte político, parte gângster, o protagonista de Boardwalk empire se sente confortável nas duas posições e, ao contrário da maioria dos corruptos engravatados, Nucky não tem medo de sujar as mãos para conseguir o que quer.

A grande interpretação de Steve Buscemi, astro de Cães de aluguel, Fargo, Con air e outros, é um dos trunfos do seriado. "Ele poderia ter sido um personagem difícil, por todas as coisas terríveis que fez. Mas foi um desafio, por todos os lugares escuros que ele te leva como ator", disse Buscemi à imprensa internacional.

A forma que a série revive os Estados Unidos dos anos 1920 também é louvável. Depois do fim da Primeira Guerra, parecia que só havia bons tempos pela frente, com a economia em alta, o avanço de novas tecnologias e a efervescência das operações ilegais que satisfaziam os desejos de todas as classes sociais. Mas a trajetória de Nucky mostra que nem tudo foram flores depois da Lei Seca. “No início, ele era um político e adorava isso. Então a proibição veio e ele acha que está no topo do mundo, mas, em vez disso, tem que lidar com problema atrás de problema”, explica Buscemi.

Por trás das câmeras, monstros do cinema e da televisão estão no comando: o diretor Martin Scorsese e o roteirista de Família Soprano, Terence Winter. Atualmente, a HBO exibe a quinta e última temporada de Boardwalk empire, na qual o público poderá conhecer a origem de Nucky e o que fez ele se tornar um gângsters.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK