Brasília-DF,
17/MAR/2024

Sucesso nos anos 80, animação Cavalo de fogo repercute até os dias de hoje

Saiba mais sobre a animação na coluna Você se lembra? da semana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:30/11/2014 06:10
A princesa Sara e o Cavalo de Fogo voltam ao planeta da garota para derrotar uma bruxa e salvar a população
 (Hanna-Barbera/Reprodução)
A princesa Sara e o Cavalo de Fogo voltam ao planeta da garota para derrotar uma bruxa e salvar a população
"Foi quando correndo eu vi um cavalo de fogo ali, que tocou meu coração. Quando me disse, então, que um dia rainha eu seria, se com a maldade pudesse acabar e no mundo dos sonhos pudesse chegar." O trecho da música anterior ficou marcado na memória de muitas crianças. São versos da canção de abertura do desenho Cavalo de fogo. A animação, produzida pelos estúdios Hanna-Barbera, foi ao ar, pela primeira vez na televisão norte-americana, em 13 de setembro de 1986.

A produção trazia um típico conto de fadas: a princesa Sara, do planeta Dar-Shan, quando ainda era bebê, foi salva por um cavalo falante, chamado Cavalo de Fogo (por causa da cor da crina), das mãos de uma bruxa, a Lady Diabolyn. De lá, o animal a levou para um rancho e a deixou na porta de um fazendeiro, o Sr. Cavanaugh.

Quando completa 13 anos, o equino conta à protagonista que ela é uma princesa e que precisa voltar ao planeta de origem para salvar o lugar das garras de Lady Diabolyn. Para ajudar na missão, Sara conta com criaturas mágicas, além do cavalo.

A história tinha tudo para dar certo e conquistar o público - principalmente as meninas que ficavam eufóricas por um exemplar do cavalo. No entanto, os estúdios Hanna-Barbera produziram apenas 13 episódios. Não se sabe o motivo do fim da animação, que nos Estados Unidos foi transmitida entre setembro e dezembro de 1986. Algumas reprises foram ao ar em 2012.

Por aqui, o desenho animado foi transmitido pelo SBT no fim da década de 1980 e durante os anos 2000. Além do Brasil e dos Estados Unidos, o desenho foi exibido na Espanha, com o título de Fuego salvaje, e na França, como Le cheval de feu.

Episódio perdido

Circula na internet um episódio polêmico perdido de Cavalo de fogo. Esse seria o piloto do desenho animado, que apresenta algumas diferenças com os que foram ao ar. Primeiro, Sara tem a aparência diferente. Além disso, o pai adotivo da garota conhece a verdadeira identidade dela.

Desfecho

Nos capítulos finais da história, Sara descobre que o Sr. Cavanaugh é, na verdade, o príncipe Cave, que foi enfeitiçado por Lady Diabolyn e enviado à Terra. Além disso, os Goons, criaturas subordinadas à malvada, eram humanos, mas foram vítimas de uma poção mágica que os transformou em monstros.

Dublagem

Para quem não se lembra, a voz de Sara foi feita pela dubladora Miriam Ficher, a mesma que interpreta Christina Applegate, Drew Barrymore, Angelina Jolie, Jodie Foster, Nicole Kidman e Uma Thurman. Já o Cavalo de Fogo tem a imponente voz de Luiz Feier Motta, conhecido Sylvester Stallone, Steven Seagal e Chuck Norris.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK