Brasília-DF,
17/MAR/2024

Jane Lynch virou um dos principais nomes da série adolescente; conheça mais da atriz

Jane dá vida à personagem Sue Sylvester, a professora e treinadora, em Glee

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:25/01/2015 08:00Atualização:23/01/2015 14:14
Papel no musical, que termina este ano, tornou a artista conhecida mundialmente
 (REUTERS/Kevork Djansezian)
Papel no musical, que termina este ano, tornou a artista conhecida mundialmente
Graduada em artes cênicas, Jane Lynch tinha tudo para ter se tornado uma grande atriz de cinema. Mas foi na televisão que a artista conquistou espaço e se tornou reconhecida pela crítica e pelo público. Nos últimos anos, a comediante atuou em séries de bastante sucesso, como Two and a half men, em que interpretou a psicanalista de Charlie Harper; The L world, quando deu vida à advogada lésbica Joyce Wischnia; e Glee - que chega a última temporada - na pele da treinadora Sue Sylvester.

Apesar de ter feito sucesso com os papéis anteriores, foi como Sue Sylvester que a atriz ganhou notoriedade mundial. A vilã, que tem seus momentos de bondade, caiu no gosto dos telespectadores e fez com que a personagem ganhasse mais projeção na série.

Atualmente, ela é fundamental no elenco do seriado. Sue se tornou a diretora da escola e arqui-inimiga do Glee Club - o papel lhe rendeu os primeiros prêmios da carreira: um Globo de Ouro e um Emmy Awards em 2010 na categoria de melhor atriz coadjuvante.

Também foi pela atuação como a técnica de animadoras de torcida que Jane recebeu o convite para apresentar a edição de 2011 do Emmy Awards. A atuação dividiu opiniões. Houve quem elogiasse os comentários improvisados da atriz, mas teve quem a achasse fraca para ser a mestre de cerimônias.

Sem tabus

Jane Lynch não tem vergonha de ser quem é. A atriz nunca escondeu a opção sexual e foi casada durante quatro anos com a psicóloga Lara Embry. O casal se separou no ano passado.

O divórcio ganhou espaço nos tabloides por conta do valor que Jane teve que pagar a ex-mulher: uma pensão de US$ 1,2 milhão dividida em dois anos. No entanto, elas continuam amigas. "Não é dramático. É algo que temos que lidar", declarou ao jornal Daily Mail.

Mesmo sendo muito bem resolvida, a atriz contou, em entrevista ao programa Chelsea lately, que demorou bastante para revelar aos país a sexualidade. A decisão veio apenas quando ela tinha 32 anos, em uma carta. "Eles foram fantásticos. Acredito que a reação teria sido diferente se, na altura, eu tivesse 18 anos", afirmou.

Quem é?

Nome: Jane Maria Lynch
Idade: 54 anos
Nascimento: Dolton (EUA)

Vida amorosa

Ela se casou em maio de 2010 com Lara Embry (foto). O casal chegou a ficar um tempo separado em 2013 antes de oficializar o fim da união em outubro do ano passado. Jane paga em média US$ 50 mil de pensão a ex-mulher.

Broadway

Em 2013, a atriz estreou na Broadway como a personagem Miss Hannigan no revival do musical Annie. O papel original, em 1977, foi interpretado por Katie Finneran, que, na época, conquistou o Tony Awards, a premiação mais tradicional da Broadway.

Premiação

A atriz tem uma relação estreita com o Emmy Awards. Em 2011, ela foi a mestre de cerimônias da premiação. Em 2013, subiu ao palco do prêmio para prestar homenagem ao colega de elenco Cory Monteith, que morreu após sofrer uma overdose.

Cinema

Na telona, Jane Lynch esteve no elenco dos longas-metragens O virgem de 40 anos e Julie & Julia, além de fazer dublagens em muitas animações como Detona Ralph.

Confira os melhores momentos de Jane Lynch em Glee:

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK