Brasília-DF,
20/ABR/2024

Correio Braziliense estreia jornal de política local na tevê

Jornalístico CB.Poder busca cobrir fatos do Distrito Federal em uma linguagem que mescla televisão e internet

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:23/08/2015 09:00Atualização:23/08/2015 14:27

Da esquerda para a direita: Matheus Teixeira, Helena Mader, Simone Souto, Ana Maria Campos e Guilherme Pera  (Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Da esquerda para a direita: Matheus Teixeira, Helena Mader, Simone Souto, Ana Maria Campos e Guilherme Pera
 

O blog CB.Poder, lançado pelo Correio Braziliense, ganhou um programa de tevê semanal para discutir a política em Brasília. A atração, que estreou no último dia 17, será exibida às

segundas-feiras às 18h, na TV Brasília, e reprisada terça, à 0h30. Logo após a exibição, o programa também é disponibilizado no site do Correio.

Com apresentação e mediação de Simone Souto, os jornalistas Ana Maria Campos, Helena Mader, Guilherme Pera e Matheus Teixeira discutem e apresentam aos espectadores as notícias e eventos da política local mais comentados durante a semana no blog. “A ideia é trazer os assuntos que mais chamaram atenção no blog para debater no programa, analisar e explicar”, esclarece Ana Maria Campos, editora de política local do Correio. “E levando sempre um entrevistado envolvido com a política e com o tema.”

O alto número de acessos no blog deu origem ao programa CB.Poder. “Faltava um programa dedicado à política local. Em geral, são todos direcionados ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto”, conta o repórter Guilherme Pera. “É uma ação conjunta para repercutir a cobertura da política local na televisão.”

“A cidade precisa de um programa como esse, ela está completamente órfã de programas que tratem da política daqui”, completa Simone Souto. “É importante para a população ter acesso a esse tipo de informação.”

Para Matheus Teixeira, a parte mais importante é explicar as questões políticas para quem se interessa, mas não entende o funcionamento. “A gente vê que algumas revoltas, por exemplo, são difusas porque as pessoas não sabem como as coisas funcionam”, destaca. “Levar esse acompanhamento de perto da política daqui, do que está acontecendo, tanto de bom, quanto de ruim, pode ajudar as pessoas a saberem em quem votar daqui a quatro anos.”

“Na televisão, nós temos a chance de destrinchar a notícia”, explica Ana Maria. “Na internet, a gente escreve e as pessoas respondem nos comentários, mas o programa é uma forma de abrir o assunto para o debate.” De maneira interativa e multimídia, os temas de cada programa serão pautados pelas respostas dos públicos nos diversos meios.

Helena Mader ressalta o caráter versátil do jornalístico: “O mais interessante é que a gente consegue gerar uma interação ainda maior entre os meios, desde a internet ao jornal impresso, e a televisão”. “Hoje as coisas estão muito conectadas”, reforça Ana Maria.

O programa segue um formato diferente, justamente para se manter aos moldes da plataforma inicial. As duas jornalistas ficam na bancada com a apresentadora e os convidados, enquanto os outros dois profissionais cobrem a política fora do estúdio, por meio de videoselfies, para estabelecer a conexão com a rua e, ao mesmo tempo, manter a proximidade com a linguagem da internet. “É um novo tipo de comunicação, mais descontraída”, explica Ana Maria.

O programa de estreia contou com a participação do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Durante a entrevista, ele falou sobre as derrubadas para desobstruir a orla do Lago Paranoá e esclareceu algumas dúvidas sobre seu projeto de governo. No programa de amanhã, a temática principal será a eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

No futuro, outros repórteres e editores das demais áreas do Correio serão convidados a participar do programa, e demonstrar que “política tem tudo a ver com a vida das pessoas”, como afirma Ana Maria.

Peculiaridade

O jornalístico é focado nas atividades do Palácio do Buriti, da Câmara Legislativa, do Tribunal de Contas do DF, do Ministério Público e Tribunal de Justiça do DF, além dos poderes nacionais.

SERVIÇO
CB.Poder
Segunda-feira, às 18, na TV Brasília. Reprise às terças-feiras, 0h30.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK