Brasília-DF,
17/MAR/2024

Para fazer o arroz perfeito é fácil

Manual prático do Correio ensina a receita simples de um arroz perfeito

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:28/08/2015 06:10Atualização:28/08/2015 12:56

No ponto certo: Anderson Yotsumoto dá conselhos para a feitura de arroz (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
No ponto certo: Anderson Yotsumoto dá conselhos para a feitura de arroz

De dimensões continentais, a gastronomia brasileira é tão plural quanto os mais de 200 milhões de pessoas que compõem a população. Os gostos à mesa são peculiares, e as tradições respeitam a diversidade de cada região. Mas um preparo, trivial e querido, marca presença em todos os lares: o arroz. Aquele branquinho, soltinho e que serve como excelente fonte de carboidrato.


Aparentemente simples, a feitura de um arroz é cercada de pequenos truques. A ponto de, em Brasília, alguns cursos culinários dedicarem um capítulo especialmente para ele. Professor do Kaza Chique, Anderson Yotsumoto leciona gastronomia básica e vez ou outra encontra algum aluno que não sabe nem por onde começar. Outros até tentaram, mas, diante do fracasso, se traumatizam com o preparo.


Para o chef e professor de gastronomia, o arroz perfeito pode ser alcançado com uma matemática simples: para cada parte de arroz, ferva duas de água. O que dificulta são detalhes que algumas vezes passam despercebidos. Até mesmo a panela escolhida para cozinhá-lo influencia no resultado.


“As de triplo inox são as mais comuns. Elas demoram a esquentar e depois, retêm calor por mais tempo. É sempre bom desligar o fogo um pouco antes de terminar o cozimento, pois ela continua aquecendo, mesmo com o fogo desligado”, exemplifica. Uma vez pronto, o arroz pode ser armazenado por dois dias na geladeira. Guarde-o somente quanto já tiver esfriado.


RECEITAS


Arroz – Serve 4 pessoas


Ingredientes
l 3 colheres (sopa) de óleo
l 2 colheres (sopa) de cebola picada
l 3 dentes de alho picados
l 2 xícaras de arroz cru
l Sal a gosto
l 4 xícaras de água


Modo de fazer


Coloque a água para esquentar. Quando a água estiver quase fervendo, em uma panela à parte, coloque o óleo e refogue a cebola cortada em brunoise até murchar. Acrescente o alho, também em brunoise, e refogue mais um pouco. Acrescente o arroz e refogue um pouco mais. Adicione o sal e a água quente, aos poucos, para não correr risco de a água pular para fora da panela e causar queimaduras. Baixe o fogo e deixe a panela semitapada. Cozinhe o arroz por mais ou menos 15 minutos e tampe a panela após esse tempo. Para que o arroz não corra o risco de “empapar”, não mexa após estar pronto, salvo se for servi-lo imediatamente. Solte-o com um garfo e leve-o à mesa.


Arroz cremoso de frutas – Serve 2 pessoas


Ingredientes


l 2 xícaras de arroz cozido
l 80g de uvas cortadas ao meio sem sementes
l 80g de manga em cubos
l 50g de nozes grosseiramente picadas
l 100g de creme
de leite
l 100g de queijo
parmesão ralado fino
l Cebolinha finamente picada


Modo de fazer


Esquente uma panela e misture todos os ingredientes. Caso queira o arroz mais cremoso, acerte, aos poucos, a quantidade de creme de leite e queijo parmesão. Sirva bem quente.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK