Brasília-DF,
17/MAR/2024

Doce de abóbora é a pedida do restaurante Don Durica

Hora de provar o tradicional doce de abóbora, mas com detalhe de um toque cremoso e mistura de coco

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:30/10/2015 06:00Atualização:30/10/2015 13:34

 (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

Para aproveitar o clima de halloween, o Divirta-se Mais sugere gostosuras feitas com o legume que é a cara da festa

Símbolo mais conhecido das celebrações de Halloween — por aqui, também chamado de Dia das Bruxas —, a abóbora é tema central de receitas selecionadas pelo Divirta-se Mais. Dá tempo de se programar e conhecer alternativas para comemorar a festa, que acontece amanhã, degustando quitutes elaborados com o legume de cor laranja.

Tradição que nasceu na Europa bem antes de Cristo, o Dia das Bruxas tinha como função inicial a celebração do fim da colheita e do início do inverno em países como a Grã-Bretanha e a França, uma herança dos povos celtas que por lá viveram. Existe também a crença de que em 31 de outubro era possível entrar em contato com o mundo dos mortos.


Passados os anos, historiadores contam que a festa atual em pouco se parece com os festejos originais. No Brasil, com a globalização, o costume veio em formato americanizado — com direito a caça às bruxas, ao hábito de pedir doces ou travessuras e às festas à fantasia.

Chefs da cidade se apropriam dessa cultura, mas utilizam a abóbora à sua maneira. No Fulô do Sertão, por exemplo, ela vai para a panela para uma versão de escondidinho, prato típico do Nordeste normalmente feito com mandioca. “Por seu sabor naturalmente adocicado, associo a abóbora ao leite de coco”, conta a baiana Ivone Ferreira Sena, proprietária do restaurante.

No Don Durica, a abóbora vira o tradicional doce de compota acrescido de coco, que lembra casa de vó. É uma daquelas receitas que levam o comensal a uma atmosfera de cidades do interior do país. Uma prova de que, de norte a sul do Brasil, o legume tem mais utilidade que uma mera função decorativa.

E no Halloween o que não pode faltar é doce!

O doce de abóbora é um daqueles preparos que vem com o gostinho de casa da vó. Cremoso, ele pode ser feito com ou sem coco, além de cravos, que podem aparecer para dar um toque especial. No Don Durica, entre as opções do bufê (R$ 59,90, o quilo durante a semana, R$ 64,90, o quilo no fim de semana e feriados), onde a variedade de doces é um dos diferenciais da casa, o de abóbora faz parte das opções.


“Normalmente, esses doces são feitos com a própria fruta ou legume”, comenta o sócio da casa, Humberto Matias. “O nosso é elaborado com a abóbora e coco. Ele é bem doce e o coco deixa o creme crocante, dá uma textura”, explica. “Cada um come da forma que prefere”, pondera.


Já nas opções salgadas, o camarão na moranga é uma das alternativas que o sócio destaca. “Temos alguns pratos variados que trazem a abóbora, mas esse é um diferenciado. Ele é servido em dias diferentes em cada casa”, informa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK