Brasília-DF,
16/ABR/2024

Mais de 100 opções de pasteis são oferecidos na Feira do Guará

A feira que é conhecida por muitos pela grande variedade de produtos, inclusive gastronômicos, também abriga a Universidade do Pastel. Estabelecimento procurado pelos maravilhosos pasteis

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:06/11/2015 06:00Atualização:05/11/2015 11:57

A Universidade do Pastel vende o quitute com mais de 100 opções de recheios diferentes
 (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
A Universidade do Pastel vende o quitute com mais de 100 opções de recheios diferentes

Esqueça espumas, esferas e outras técnicas mirabolantes da cozinha moderna. Esta semana, o Divirta-se Mais comprova que preparos simples também podem surpreender

De olho na crise, o Divirta-se Mais sugere restaurantes onde se cozinha com menos pompa e se serve com menos cerimônia — mas se come com igual prazer. São receitas que passam longe da comida ultraprocessada e têm ótima relação entre custo e benefício. Economizar é bom, mas sem abrir mão de pequenos deleites.

Por isso, o lema da vez é “desgourmetizar”, como sugere a escritora e apresentadora Rita Lobo, no livro Cozinha prática, lançado em outubro. Editora do site e do selo Panelinha, a autora acredita na importância desse chacoalhão aos glutões de plantão.

Em vez de focar na gastronomia de vanguarda em ingredientes exóticos, como têm feito muitos chefs moderninhos de Brasília, ela sugere que o público local se atente a receitas aparentemente simples, mas que guardam segredos capazes de deixar qualquer profissional surpreso.
“Muita gente sabe fazer um excelente risoto, mas erra o ponto de um arroz branco e soltinho”, conta Rita.

Na Confeitaria Lalé, a sócia Alessandra Lazzarini bem que tenta convencer os clientes a provar doces com influência internacional, principalmente franceses, italianos e portugueses. Mas a maioria procurar o tradicional brigadeiro de colher. “Até tenho doces gourmets e elitizados; no entanto, os mais vendidos são os mais simples”, conta a confeiteira.

Mais de 100 opções de pasteis são oferecidos na Feira do Guará

Mais que a massa versátil, que pode ser recheada com qualquer ingrediente que venha à mente, há algo no pastel de feira que ultrapassa qualquer entendimento sobre a experiência de degustá-lo. Não se sabe se é ouvir o “croc” a cada mordida, a generosidade do recheio, o preço acessível ou ambos os fatores juntos. O fato é que muitos comensais se dirigem toda semana à Feira do Guará atrás do petisco.


Além da qualidade dos pescados, considerados por muitos chefs da cidade os mais frescos de todo o DF, o ponto guaraense é famoso por abrigar a Universidade do Pastel. São mais de 100 opções de recheios. Cada um custa R$ 5.


“No topo da preferência está o de frango com catupiry. Somam-se a ele os de carne com bacon, bacalhau, presunto e queijo, goiabada e banana com canela”, comenta Heitor Moraes, proprietário da concorrida barraca.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK