Brasília-DF,
18/ABR/2024

Meninos do grupo musical Balão Mágico comandaram programa infantil na Globo

Os quatro integrantes fizeram sucesso na década de 1980 e emplacaram vários sucessos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:23/03/2014 06:08

Grupo de apresentadores titulares e cantores do Balão mágico animavam as manhãs das crianças (Reprodução/Internet)
Grupo de apresentadores titulares e cantores do Balão mágico animavam as manhãs das crianças

Um programa para crianças comandado por crianças. Assim era o Balão mágico, atração levada ao ar nas manhãs da Globo por três anos, entre 1983 e 1986. No início, a menina Simony, com seis anos de idade, e o boneco Fofão (interpretado e criado por Orival Pessini) se dividiam na apresentação de brincadeiras e de sorteios de brindes. Também não faltavam desenhos: Flash Gordon, He Man e Smurfs. O roteiro, elaborado por Rose Nogueira e Lúcia Vilares, mostrava Simony na rotina que incluía brincadeiras e espaço para a lição de casa. A direção do programa ficava a cargo do renomado Nilton Travesso.

Antes mesmo de Balão mágico completar um ano no ar, Simony ganhou a companhia de outros apresentadores: Tob e Mike. Mais tarde, também se juntaram à turma o personagem Cascatinha (lançado por Castrinho no humorístico Chico City) e os cantores e apresentadores Jairzinho (atualmente, o conhecido cantor e produtor musical Jair Oliveira) e Luciana, prima de Simony.

O infantil Balão mágico começou, na verdade, nas vitrolas e, não, na televisão. Foi a partir do sucesso do primeiro disco que Simony foi convidada a comandar a atração. Entre os sucessos dos cinco discos lançados, estão Superfantástico, Ursinho Pimpão, Se enamora e Amigos do peito, além de tantos outros. A popularidade era tamanha que, em apenas uma semana, o segundo álbum da turminha vendeu um milhão de cópias.

Em 1986, as crianças se despediram aos poucos da turma do Balão Mágico. Com o Xou da Xuxa em fase de produção, o programa passou a ser apresentado apenas por Cascatinha e Jairzinho por cerca de seis meses, até que a atração comandada pela Rainha dos Baixinhos estreou.

Curiosidades

Várias estrelas da MPB se renderam ao sucesso do Balão Mágico e soltaram a voz ao lado dos meninos. Fizeram participações especiais Djavan (Superfantástico), Baby Consuelo e Pepeu Gomes (Juntos), Erasmo Carlos (Barato bom é da barata) e Fábio Jr (Amigos do peito). Até mesmo o rei Roberto Carlos emocionou o país ao cantar É tão lindo com Simony, em seu especial de fim de ano.

Simony tentou continuar na carreira musical, iniciada antes do Balão Mágico, como cantora mirim do Programa Raul Gil. Lançou, ao lado de Jairzinho, um disco com músicas como Coração de papelão e uma versão para Ben, de Michael Jackson. Mas o sucesso não se repetiu.

Tob, cujo nome real é Vimerson Cavanillas Benedicto, abraçou a carreira de ator e participou de espetáculos dirigidos por
Antunes Filho.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK