Brasília-DF,
17/MAR/2024

Com temática simples, os Ursinhos Carinhosos espalharam boas ações na televisão

Os cativantes personagens fizeram parte da infância da geração das décadas de 1980 e 1990

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:26/10/2014 06:11Atualização:24/10/2014 13:37
Os personagens da atração fizeram sucesso também nos cinemas (Care Bears/Reprodução)
Os personagens da atração fizeram sucesso também nos cinemas
Foi pelas mãos de Elena Kucharik, uma ilustradora norte-americana, que nasceu um dos desenhos animados de maior sucesso no mundo, os Ursinhos Carinhosos. Criados em 1981 para serem personagens de cartões de aniversário e de Natal, os bichos ganharam as telinhas a partir de 1983, quando estrearam na televisão norte-americana. A partir daí, esses carismáticos seres conquistaram além da tevê, o cinema, com três longas-metragens, também na década de 1980.

A história simples e cativante é o principal chamariz dos Ursinhos Carinhosos. Uma família de ursos, que morava na Nuvem Rosa, ajudava as pessoas e protegia o planeta Terra contra o temido Coração Gelado e seu fiel ajudante Malvado. Para isso, eles tinham uma arma secreta. Desenhado na barriga de cada um deles, estava um símbolo mágico, como coração, arco-íris, trevo de quatro folhas, entre outros. Depois de uma contagem regressiva, os bichinhos soltavam esses poderes que atingiam de amor e bondade o inimigo.

À medida que o desenho foi fazendo sucesso, alguns personagens novos entraram em cena. No entanto, os principais eram Ternura, Fiel, Animada, Zangadinho, Soneca, Amigo, Boa Sorte, Campeão e Ursinho dos Desejos. Fora eles, marcaram a série, a Vovó Ursinha e o Aniversário, que tinha na barriga um bolinho com uma vela.

Os ursinhos não estavam sozinhos nessa batalha e contavam com a ajuda de alguns primos - os moradores da Floresta dos sentimentos. Assim juntavam-se a trupe o coelho Pé de Vento e o macaco Alegria.

O desenho contou com episódios inéditos até o fim da década de 1980. Por aqui, o SBT exibiu a animação no programa Show Maravilha, da apresentadora Mara Maravilha, em 1987. Logo em seguida, no Bom dia & cia. Na tevê fechada, os ursos apareceram no canal Boomerang.

Música
Como era comum com os desenhos da época, a versão brasileira também ganhou uma música de abertura. Por aqui, ela foi assim: "Quem é que surge de algum lugar lá no céu. Se movimentando rapidinho como um vaga-lume. Se algum problema você encontrar, quem é que aparece para ajudar? Os ursinhos carinhosos estão aí pra ajudar. Não tenha medo se algo te ameaçar, os ursinhos surgem de algum lugar. Os ursinhos carinhosos, 5,4,3,2,1".

Sem Atari

Na época do lançamento do desenho, o videogame Atari fazia sucesso. Para tentar emplacá-lo também nessa plataforma, foi feito todo um projeto com os personagens principais dentro de um game. No entanto, na fase beta, tudo foi cancelado e, hoje, não se sabe o paradeiro do jogo. Em 2004, os ursinhos apareceram um título para PC e, em 2005, para Game Boy.

Sucesso
Entre os anos de 1983 e 1987, quando houve a explosão do desenho animado e dos filmes dos Ursinhos Carinhosos, foram vendidos mais de 40 milhões de bonecos e impressos cerca de 70 milhões de cartões de aniversários, Natal e outras datas comemorativas com os bichos estampados neles.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK