Brasília-DF,
25/ABR/2024

Feitos para emocionar, quadros que ajudam participantes fazem sucesso na tevê

Atrações do gênero caem no gosto popular dentro e fora do Brasil

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:26/10/2014 06:09
Celso Portiolli comanda Construindo um sonho, no Domingo legal
 ( Lourival Ribeiro/SBT)
Celso Portiolli comanda Construindo um sonho, no Domingo legal
Os quadros de ajuda aos telespectadores começaram a fazer sucesso na tevê brasileira nos anos 1990 quando Gugu Liberato ainda comandava o Domingo legal, no SBT. O apresentador foi o pioneiro nesse tipo de atração que mostra a transformação em algum aspecto da vida do participante e tem como característica emocionar os telespectadores.

Construindo um sonho foi o quadro mais conhecido do Domingo legal, se tornou o carro chefe do dominical e permanece até hoje na programação. A atração realiza um dos maiores sonhos dos brasileiros: a reforma ou reconstrução da casa.

Atualmente, sob o comando de Celso Portiolli, o quadro mostra a história da família, que é selecionada por meio de carta ou pela inscrição no site, e depois a equipe do programa entra em ação para transformar a residência em um local com mais qualidade para os moradores.

"Gosto das transformações. É legal porque esses quadros ajudam os mais necessitados", afirma a estudante Janaina Cavalcante, 24 anos, que costuma assistir também ao Lata velha e ao Lar doce lar, do Caldeirão do Huck. "No Lar doce lar, gosto de ver como eles mudam os espaços. Sou fã dessas reformas. Teve um episódio bem legal em que uma mulher estava participando do quadro do táxi, mas o Huck decidiu ir conhecer a casa dela na favela e acabou por ajudá-la", lembra.

Seguindo a tendência das grandes atrações da televisão aberta, o programa Hora do Faro, de Rodrigo Faro na Record, é outro que aposta nesse tipo de quadro. Em Hora da virada, um dos mais assistidos, o apresentador propõe aos candidatos um jogo que pode garantir um prêmio capaz de mudar suas vidas: uma reforma, uma bolsa de estudos, qualquer coisa que incentive uma guinada positiva.

Sucesso lá fora

As emissores internacionais também apostam nessas atrações. É o caso de Extreme makeover, lançado em 2002, com aspectos semelhantes ao Construindo um sonho e ao Lar doce lar. Pimp my ride, que era exibido pela MTV Brasil, mostrava a reforma em carros. A atração inspirou o Lata velha, de Hulk.

No ano passado, o brasiliense Dalto participou do Lata velha  (TV Globo/Raphael Dias)
No ano passado, o brasiliense Dalto participou do Lata velha

Caiu na rede

Por conta dos quadros sociais, Luciano Huck ficou conhecido por mudar a vida das pessoas. Nas redes sociais, o apresentador recebe elogios, críticas e até pedidos de ajuda. As centenas de solicitações viraram motivo de piada. Assim surgiu a página Ajuda Luciano, nas redes sociais, que reúne supostas mensagens de internautas com pedidos sem noção.

Ele vai voltar

Gugu Liberato deve retornar a programação em fevereiro de 2015 na Record com um programa às terças, às quartas e às quintas. Conhecido por adorar os quadros de ajuda, o público pode esperar o retorno também desse tipo de atração.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK