Gastronomia de sucesso nos canais pagos ganha espaço na programação aberta
Em forma de reality shows inseridos como quadros nos programas ou como atração fixa na grade horária, a nova culinária aposta na emoção e na interação com o público
Publicação:02/11/2014 06:06
A culinária da tevê aberta não é mais a mesma. Foi-se o tempo em que as receitas de Ana Maria Braga, Palmirinha e companhia bela eram o centro das atenções das manhãs e das tardes televisivas. Agora, a alta gastronomia, uma tendência que já tem história nos canais pagos, se populariza nos programas de receita - e de um jeito muito particular.
Esse é um dos programas de franquias consagradas na televisão internacional, que têm ganhado a atenção do público. Cozinha sob pressão e Masterchef são competições gastronômicas que estão alavancando as audiências de seus respectivos canais.
O programa da faixa nobre da Band foi produzido por mais de 40 países e é um sucesso de audiência desde 1990, no Reino Unido. Nele, anônimos devem imprimir um padrão sofisticado aos pratos para ganharem um conjunto de prêmios. A versão brasileira deu tão certo que hoje, ainda na metade da primeira temporada, alcança facilmente os sete pontos de audiência, números normalmente desconhecidos do canal no horário.
Já o do SBT ainda caminha para índices melhores. Apesar do horário ingrato, o programa consegue elevar a audiência recebida do Raul Gil no fim das tardes de sábado. O Cozinha sob pressão é uma competição mais profissional, próxima do que acontece nas cozinhas dos grandes restaurantes e tem no temperamento do chef o clímax da disputa.
Mesma fonte
Tanto Cozinha sob pressão quanto Masterchef são versões de franquias popularizadas por uma mesma figura. O chef britânico Gordon Ramsay encabeçou cerca de nove programas de televisão entre o Reino Unido e os Estados Unidos.
Não ia ficar de fora
Ana Maria Braga utiliza a fórmula da gastronomia elaborada desde 2008, quando lançou o Super chef dentro do Mais você. Desde então, o quadro passou a ter versões com celebridades e abriu espaço para o Jogo de panelas, no qual anônimos devem montar um jantar completo para amigos em uma disputa de R$ 10 mil.
Interatividade
Masterchef e Cozinha sob pressão investem bastante no conteúdo on-line. Enquanto o programa da Band envolve a exibição televisionada com comentários em tempo real no Twitter, o do SBT disponibiliza todos os episódios no YouTube. Só o vídeo da estreia tem mais de 39 mil visualizações.
Ana Paula Padrão e a turma do Masterchef: toque refinado na gastronomia
Saiba mais...
Em forma de reality shows inseridos como quadros nos programas ou como atração fixa na grade horária, a nova culinária aposta na emoção e na interação com o público, além de pratos sofisticados. "O público em geral quer ver coisas novas. O próprio crescimento da audiência da tevê fechada mostra essa vontade", diz o chef Carlos Bertolazzi, apresentador do Cozinha sob pressão, do SBT.Esse é um dos programas de franquias consagradas na televisão internacional, que têm ganhado a atenção do público. Cozinha sob pressão e Masterchef são competições gastronômicas que estão alavancando as audiências de seus respectivos canais.
O programa da faixa nobre da Band foi produzido por mais de 40 países e é um sucesso de audiência desde 1990, no Reino Unido. Nele, anônimos devem imprimir um padrão sofisticado aos pratos para ganharem um conjunto de prêmios. A versão brasileira deu tão certo que hoje, ainda na metade da primeira temporada, alcança facilmente os sete pontos de audiência, números normalmente desconhecidos do canal no horário.
Já o do SBT ainda caminha para índices melhores. Apesar do horário ingrato, o programa consegue elevar a audiência recebida do Raul Gil no fim das tardes de sábado. O Cozinha sob pressão é uma competição mais profissional, próxima do que acontece nas cozinhas dos grandes restaurantes e tem no temperamento do chef o clímax da disputa.
Mesma fonte
Tanto Cozinha sob pressão quanto Masterchef são versões de franquias popularizadas por uma mesma figura. O chef britânico Gordon Ramsay encabeçou cerca de nove programas de televisão entre o Reino Unido e os Estados Unidos.
Não ia ficar de fora
Ana Maria Braga utiliza a fórmula da gastronomia elaborada desde 2008, quando lançou o Super chef dentro do Mais você. Desde então, o quadro passou a ter versões com celebridades e abriu espaço para o Jogo de panelas, no qual anônimos devem montar um jantar completo para amigos em uma disputa de R$ 10 mil.
Interatividade
Masterchef e Cozinha sob pressão investem bastante no conteúdo on-line. Enquanto o programa da Band envolve a exibição televisionada com comentários em tempo real no Twitter, o do SBT disponibiliza todos os episódios no YouTube. Só o vídeo da estreia tem mais de 39 mil visualizações.