Brasília-DF,
22/SET/2017

Programas retratam os detalhes da construção de obras gigantescas; confira

Atrações como "Aeroporto de Dubai", "Megaconstruções" e "Megamáquinas" estão entre os destaques

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Luciana Amaral - Especial para o Correio Publicação:14/12/2014 07:00Atualização:12/12/2014 14:28

Com um fluxo diário de 180 mil passageiros, o aeroporto de Dubai é cenário de um reality show
 (National Geographic Channels)
Com um fluxo diário de 180 mil passageiros, o aeroporto de Dubai é cenário de um reality show
Ao observar enormes edifícios e aeroportos, é comum se perguntar como alguém construiu toda aquela estrutura e consegue monitorar a circulação de pessoas e objetos no local. Para saciar a curiosidade dos observadores de plantão, realitys shows de grandes construções têm ganhado espaço na programação da tevê paga ao longo dos últimos anos.

Os mais focados em engenharia mostram desde o planejamento da obra, com depoimentos de arquitetos e engenheiros, até a finalização da construção. Já acompanhou-se o aparecimento da Usina de Itaipu, de plataformas petrolíferas e das ilhas artificiais de Dubai. Normalmente, a edição do programa explora o desenrolar das obras focando em muitos momentos de tensão, como os riscos ao manejar objetos pesados e a pressão da corrida contra o tempo.

O programa Megaconstruções, do Discovery, foi além e chegou a estudar a viabilidade de obras que até agora só ficaram no papel, como o arranha-céu Millenium Tower, em Tóquio, e o túnel do Estreito de Gibraltar, entre a Espanha e o Marrocos.

Para quem não quer ficar somente nas construções em si, há ainda séries que exploram a temática da grandiosidade, mas com diferenças sutis. Eles costumam revelar bastidores do funcionamento de incorporações gigantescas. O reality Aeroporto de Dubai, do Nat Geo, por exemplo, foca no importante hub do Oriente Médio, por onde passam cerca de 180 mil passageiros por dia, para mais de 250 destinos.

Na segunda temporada, que estreou na última sexta-feira, a série vai mostrar o cotidiano dos funcionários de três terminais. No primeiro episódio, um controlador de tráfego aéreo recebeu, durante a noite, a chamada de um avião que tinha de fazer um pouso emergencial depois que um dos motores parou de funcionar. O protagonista do episódio, então, precisou esvaziar a pista e acionar os procedimentos necessários em caso de desastre. Enquanto isso, uma agente aeroportuária descobriu cobras vivas na mala de um passageiro.

 

Aeroporto de Dubai
Sextas, às 21h, no Nat Geo


Megaconstruções

Segundas, quartas e sextas, às 8h, no Discovery


Megamáquinas

Sextas às 21h45, no Nat Geo


Obras incríveis e Obras incríveis (estruturas antigas)

Sextas, às 22h30, no Nat Geo

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK