Brasília-DF,
19/ABR/2024

Emissoras apostam em reformulação da grade para conquistar o público

Os canais mudam a programação para não perder a audiência

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Pedro Paulo Souza - Especial para o Correio Publicação:18/01/2015 06:09

Ana Hickmann, César Filho e Renata Alves assumiram o comando do novo Hoje em Dia
 (TV Record/Divulgação)
Ana Hickmann, César Filho e Renata Alves assumiram o comando do novo Hoje em Dia
A briga pela audiência matinal na tevê aberta está cada vez mais acirrada. As quatro maiores emissoras do país têm repensado suas grades de programação.

O que impera antes do almoço é o formato de revista eletrônica, uma mistura de entretenimento com jornalismo. Para Luiz Martins, pesquisador de jornalismo e sociedade da Universidade de Brasília (UnB), a hibridização é positiva. "Acredito que os programas de variedade usam as reportagens como instrução. É a popularização de um tema que seria pouco compreendido, como doenças ou fatores da natureza."

Revistas eletrônicas


As revistas eletrônicas tendem a destacar um fato, já comentado na sociedade, quando ele atinge alguém famoso. "Vemos a discussão de assuntos de utilidade pública sem esquecer o divertimento. Quando um evento envolve tragédias ou celebridades, são emotivos e têm um valor-notícia para o programa", destaca.

Luiz Bacci traz a linguagem popular e conta com uma equipe de comentaristas no programa Café com Jornal. Bacci tem estilo jornalístico mais policialesco e trouxe isso para o matutino da Band. Expressões como"me dá a imagem para mim" e "me divide a tela" estão presentes no programa.


Na Record, o Hoje em Dia , antes comandado por Celso Zucatelli, Chris Flores e Edu Guedes, conta com um novo trio: Ana Hickmann, César Filho e Renata Alves. A nova versão terá um conteúdo muito informativo, mas sem perder de vista as celebridades, que fica por conta de Ana. César traz reportagens especiais. E Renata, que ficou conhecida por pautas pitorescas, continua nessa linha.

A Globo aumentou a dose de jornalismo na grade ao criar o Hora 1 e estender os jornais Bom Dia DF e Bom Dia Brasil. Com isso, o Encontro com Fátima Bernardes teve seu tempo reduzido, mas a apresentadora continua com prestígio na emissora. O programa se consolidou no último ano e estão previstas novidades para quando ela voltar do recesso.

Depois de perder César Filho, o SBT arranjou uma solução caseira. Promoveu a jornalista Neila Medeiros, que permanece três horas no ar apresentando notícias e comentando tragédias com o mesmo desembaraço.

Onde ver

Café com Jornal

das 8h às 9h30, na Band

Hoje Em Dia

das 10h às 12h, na Record

Encontro com Fátima Bernardes
das 10h55 às 12h, na Globo

Notícias da Manhã
das 6h às 9h, no SBT

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK