Brasília-DF,
26/ABR/2024

Você se lembra? Zé Colmeia tirava o sossego dos visitantes do parque Jellystone

O urso e seu inseparável companheiro Catatau garantiam a diversão do telespectador mirim

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:08/03/2015 06:10Atualização:06/03/2015 12:52
O desenho estrelado por Zé Colmeia foi transmitido por três emissoras abertas no país
 (Hanna Barbera/Divulgação)
O desenho estrelado por Zé Colmeia foi transmitido por três emissoras abertas no país
Papas do mundo dos desenhos animados, William Hanna e Joseph Barbera criaram vários personagens que marcaram a infância de muitas gerações. Scooby Doo, Tom e Jerry, Os Flintstones e Zé Colmeia. O urso foi criado em 1958 como coadjuvante de Dom Pixote, mas, em quatro anos, ganhou uma aventura solo, na qual aparecia ao lado de colegas como Leão da Montanha, Duque e do inseparável companheiro Catatau.

Zé Colmeia e Catatau viviam no Parque Jellystone, onde divertiam crianças, mas, sobretudo, roubavam as cestas de piquenique dos visitantes. Para impedir a dupla gulosa, o guarda florestal Chico tentava manter a ordem no parque.

Em setembro de 1973, Zé Colmeia estrelou a série A turma do Zé Colmeia, composta por 15 capítulos, nos quais grandes personagens do mundo da Hanna-Barbera Productions eram reunidos em uma arca voadora. Durante a viagem, eles enfrentavam vilões que personificavam defeitos humanos, como a falsidade, a avareza e a sujeira.

No Brasil, Zé Colmeia pôde ser assistido em três emissoras entre as décadas de 1960 e 1990: Globo, Band e a extinta Manchete, sempre com sucesso. O canal por assinatura Cartoon Network também transmitiu o desenho. Além do Brasil, crianças de outros países sul-americanos, como a Argentina, o Peru, a Venezuela, o Chile e o Equador, puderam se divertir com as trapalhadas do urso preguiçoso e engraçado.

Em disco

O sucesso de Zé Colmeia era tanto que o personagem invadiu a indústria fonográfica. O disco Yogi Bear and the Three Stooges Meet the Mad, Mad, Mad Dr. No-No foi lançado em 1966. No álbum, o último da carreira do Three Stooges, o trio parodiava o guarda florestal.

Vamos jogar?
O guloso urso inspirou jogos eletrônicos em várias plataformas. O primeiro deles foi Yogi's Frustration, na década de 1980. Há cinco anos, Yogi Bear: the Video Game chegou ao Playstation 3 e ao Xbox 360.

O nome
Hanna e Barbera costumavam batizar seus personagens em homenagem a celebridades da época. Chamado de Yogi na versão original, Zé Colmeia teria sido, então, uma brincadeira com o jogador de beisebol Yogi Berra, um astro do esporte americano.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK