Brasília-DF,
26/ABR/2024

Com clima praiano, Fantasia conquistou os telespectadores brasileiros

O programa do SBT contava com mais de 70 mulheres no palco

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:15/03/2015 06:09

Apresentadores interagiam com o público nas brincadeiras do Fantasia
 (SBT/Reprodução)
Apresentadores interagiam com o público nas brincadeiras do Fantasia
"Calor, céu azul, verde mar, vem comigo nesse dia lindo. Amor, mel, luz, praia e sol, veja o tempo feliz que vem vindo. Fantasia no ar!" A música ficou grudada na mente de vários telespectadores durante boa parte do fim da década de 1990. A canção era o tema de abertura do programa Fantasia, exibido pelo SBT, que teve quatro temporadas.

Um dos trunfos da atração era o formato simples. Eram entre quatro e cinco apresentadoras que convidavam os telespectadores a participar - por telefone - de brincadeiras simples, como palavras cruzadas, batalha naval e jogo da velha.

 

No palco, mais de 70 mulheres desfilavam e auxiliavam na execução das provas. Quando o participante acertava, ganhava um prêmio, geralmente dinheiro. Por essa simplicidade, o programa conquistou bons índices de audiência e teve quatro temporadas, não necessariamente seguidas.

O programa revelou e fez surgir algumas celebridades. A militante do Movimento Sem Terra (MST) Débora Rodrigues foi uma delas. A atual piloto de caminhões virou apresentadora do Fantasia após posar nua em uma revista masculina. Aproveitando o sucesso, Silvio Santos a convidou para a atração. Além dela, Jackeline Petkovic começou no programa e, depois, comandou as manhãs da emissora no Bom dia & cia quando Eliana assinou com a TV Record. Em seguida, virou atriz e atuou em algumas novelas, como Metamorphoses, da Record.

Alguns momentos do programa continuam sendo inesquecíveis. Por exemplo, a música Vermelho ("Vermelhou no curral/ A ideologia do folclore avermelhou") era uma das mais tocadas quando a atração ia para os comerciais.

O gesto de elevar a mão para cabeça e depois para o pulso, a fim de dizer que o tempo estava passando, também marcou e continua sendo objeto de memes até hoje.

Revelações

Entre as mais de 70 meninas que desfilavam no palco do Fantasia, algumas conseguiram se dar bem e fazer carreira, seja como atriz, seja como cantora ou apresentadora. Uma delas foi Amanda Françozo, que logo conseguiu ser chamada para comandar a atração. Além dela, vale destacar Ellen Roche, Lívia Andrade e Lívia Lemos, que continuaram a trabalhar no SBT; Tânia Mara, que virou atriz e cantora; e as atrizes Fernanda Vasconcellos e Renata Sayuri.

Erros

Alguns erros das apresentadoras e do programa também ficaram registrados para sempre na memória. Em um dos jogos, no qual era preciso descobrir uma palavra por meio das letras, o telespectador disse a letra "i". Imediatamente, a apresentadora Carla Perez emendou: "I de escola?". Ela foi corrigida, no entanto, quando o participante mencionou a letra "e", Carla, desatenta, disse: "E de isqueiro?".

Blog

Uma das meninas que auxiliava no palco começou a escrever um blog durante a quarta temporada do programa. Chamada apenas de Bete, ela contava os bastidores da atração com as brincadeiras que rolavam durante os comerciais. O diário virtual fez grande sucesso e deixou de ser atualizado após o fim da atração - inclusive um dos posts conta como foi.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK