Brasília-DF,
20/ABR/2024

Atração TV no Brasil conta a história da teledramaturgia nacional

O programa começa hoje, às 21h30, no Canal Brasil

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:26/04/2015 06:10
Hebe é uma das homenageadas do programa
 (Lourival Ribeiro/SBT)
Hebe é uma das homenageadas do programa
Com certa antecedência - já que a inauguração da tevê no Brasil se deu em 18 de setembro de 1950 -, o programa TV no Brasil, com exibição a partir de hoje, às 21h30, começa a celebração aos 65 anos da telinha no país.

Ao vivo, naquela data, o canal 3 (SP) deu largada à programação da TV Tupi, fundada por Assis Chateaubriand. Esmiuçando múltiplos arquivos de emissoras, o diretor e roteirista Carlos Alberto Vizeu elaborou mais de quatro horas de programas, divididas em dez episódios.

Entre os entrevistados, o autor de telenovelas Bráulio Pedroso comparece para explicar êxitos de Beto Rockfeller (TV Tupi, 1968). Ele fala das inovações do realismo e do anti-herói, ferramentas para a conquista do público masculino.

Também de arquivo são as entrevistas do dramaturgo Dias Gomes, que destaca o trabalho solitário de redigir capítulos de novelas como Roque Santeiro e Saramandaia. A desgastante rotina de Janete Clair, habilitada a escrever até cinco novelas emendadas, também é enfocada.

A pesquisa e o texto do diretor Carlos Alberto Vizeu trata ainda de pioneirismo (com direito a Sergio Britto e Hebe Camargo), de futebol e de carnaval, entre outros temas.

Tv no Brasil

Hoje, às 21h30, no Canal Brasil.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK