Brasília-DF,
25/ABR/2024

Star trek inovou ao misturar ficção científica com temas polêmicos para a época

Com quase 40 anos de exibição, sendo 18 ininterruptos, a atração estrela a coluna Você se lembra? da semana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:10/05/2015 08:45Atualização:08/05/2015 13:37
Elenco original de Star trek: foram três temporadas
 (RedeTV!/ Divulgação)
Elenco original de Star trek: foram três temporadas
"O espaço, a fronteira final... Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para a exploração de novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve." Assim começavam os primeiros episódios de uma das franquias de maior sucesso da televisão, Star trek. Foram quase 40 anos na telinha - divididos em cinco seriados e uma animação -, que geraram fãs fanáticos e brinquedos relacionados ao programa.

Apesar de nunca esquecida, a série voltou a ser comentada, infelizmente, em decorrência de duas mortes. A primeira, de Leonard Nimoy, o Spock, em fevereiro, aos 83 anos. E a outra, no começo deste mês, de Grace Lee Whitney, a personagem Janice Rand, assistente do capitão Kirk.

Os dois, assim como o restante do elenco, foram responsáveis pelo sucesso do seriado. Claro que o mundo vivia, a Corrida Espacial, capítulo da Guerra Fria entre Estados Unidos e a antiga União Soviética, também ajudou a propagar a história.

A trama de Star trek foi concebida, em 1961, por Gene Roddenberry, que propôs uma mistura de aventura espacial, com muita ação, sem esquecer de transmitir uma mensagem no fim. Assim, questões como sexo, religião, política, entre outros, era debatidos de maneira lúdica, seja em conflitos pessoais no interior da nave, seja em batalhas contra exércitos alienígenas e seus líderes.

A história foi bem aceita pelo público, mas a série original foi cancelada após três temporadas, em 1969. O seriado volta à tevê, em 1973, com um animação. Após alguns filmes, atores dão vida, em 1987, a Star trek: a nova geração (até 1994), com novos personagens. Em seguida vieram Deep space nine (1993 a 1999); Voyager (1995 a 2001); e Enterprise (2001 a 2005). Foram, ao todo, 716 episódios e 30 temporadas para a televisão.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK