Brasília-DF,
23/ABR/2024

Confira a lista de programas de culinária que ganharam espaço na telinha dos brasileiros

Com audiência cada vez maior, os novos programas deixam de lado velhos preconceitos e mostram a capacidade masculina no quesito culinária

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:01/11/2015 06:00Atualização:30/10/2015 12:49

O programa Homens gourmet na estrada explorará a culinária de oitos cidades brasileiras (Fox life/Divulgação)
O programa Homens gourmet na estrada explorará a culinária de oitos cidades brasileiras
 

Foi-se o tempo em que o universo gastronômico na tevê era dominado por Ofélias e Anas. De realities shows competitivos a programas voltados para alimentação saudável, o público pode entrar em contato com todo e qualquer tipo de cozinha sem sair do sofá.


O Brasil está acompanhando de perto o Masterchef junior. A competição coloca 14 “mini-chefs” em uma cozinha sob a orientação dos jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. Apesar da pouca idade dos participantes, o formato do programa não sofreu grandes alterações — os chefs devem produzir pratos dignos de restaurantes cinco estrelas ou serão eliminados.


O modelo Masterchef se tornou extremamente popular nos quatro cantos do planeta por abordar diversas tradições culinárias. Quem acompanha os programas da série viu, nas cozinhas dos participantes, tanto os ingredientes mais refinados e raros do mundo quanto restos de porcos, galinhas e vacas.

 

O que torna programas como Top chef, Cozinheiros em ação e The taste Brasil tão fascinantes é que nem o público nem os cozinheiros sabem o que esperar de cada episódio. Em um episódio de Top chef, os competidores foram obrigados a criar um café da manhã perfeitamente saudável para a abertura de uma exposição usando apenas ingredientes que estavam disponíveis na era jurássica.


Para quem curte os realities shows, vale a pena assistir o Masterchef americano, versão que popularizou o modelo criado na Inglaterra. O polêmico Gordon Ramsay, também responsável por Hell’s kitchen e Kitchen nightmares, foi um dos jurados originais da competição americana e foi o carisma e o leve sadismo do chef que transformou o gênero reality show culinário em sucesso mundial.

Pé na tábua


Outro formato bem-sucedido é o do chef que pega a estrada e explora receitas de diferentes localidades. Semana passada, estreou na Fox life o Homens gourmet na estrada. Dalton Rangel, Guga Rocha e Carlos Bertolazzi decidiram deixar a cozinha em estúdio para trás e colocar o pé na tábua..


Em cada edição do programa os rapazes irão explorar aspectos regionais da gastronomia brasileira. Foram oito cidades brasileiras e muita comida gostosa. “Escolhemos as cidades pensando nas que ofereciam história, cultura gastronômica e locais que nos enchem de orgulho”, explica Dalton.


Para Guga, provar pratos deliciosos, as “jóias” de cada cidade e as pessoas responsáveis por elas foi o ponto alto das gravações. “A interação entre público e receita está mais profunda e apaixonante. Conhecemos o Brasil juntos, nossa cultura, nosso povo e nossa cozinha”, afirma.


O programa Diário de Olivier acompanhou, por cinco anos, o renomado chef Olivier Anquier em peregrinações gastronômicas pelo Brasil. O francês conheceu as iguarias do Norte, o sabor apimentado da Bahia e a tradição europeia presente no sul sempre com um sorriso no rosto e muita simpatia. Todas as receitas apresentadas no programa estão presentes no site da GNT.


Em Tempero de Família, o ex-modelo Rodrigo Hilbert, apesar de não sair do estado de São paulo, aproveita toda a diversidade oferecida pela culinária das famílias imigrantes. O sulista aprendeu a cozinhar ajudando a avó e a mãe na cozinha quando pequeno. No último episódio da temporada, que foi ao ar na última quinta-feira (29), Rodrigo ensinou como fazer um típico feijão-tropeiro. Assim como as receitas de Olivier, tudo que é feito em Tempero de Família está disponível no site da GNT.

A vida não tão doce

O vencedor do Batalha dos confeiteiros Brasil se tornará o responsável pelo comando da primeira filial da Carlo’s Bakery no país. E ninguém menos do que Buddy Valastro, o rei dos bolos, será quem escolherá o grande vencedor. Em cada episódio, os confeiteiros são testados em dois desafios.


Um sucesso com o público brasileiro, o programa contou com as participações de celebridades como a cantora Gaby Amarantos e a ex-miss Nathália Guimarães. Buddy tem chocado participantes e audiência com a forma dura e até mesmo grosseira como trata os participantes.


Já no reality show diário Que seja doce, comandado por Felipe Bronze, três participantes disputam, a cada episódio, o título de confeiteiro mais doce. Doceiros de todo o país vão ter que passar por uma série de desafios e provas para vencer e ter sua receita autoral publicada no livro do programa.


Nos dois programas, os confeiteiros não podem se satisfazer com receitas já conhecidas pelo grande público. A ordem é inovar e criar sobremesas belíssimas que deem água na boca de quem está assistindo.

Geração saúde


Nos últimos anos, o programa culinário voltado para a alimentação saudável também ganhou espaço no panorama televisivo do país. De dietas mais extremas até as que incorporam uma gordurinha aqui e ali, tem comida saudável para todos os gostos e bolsos.


Em Bela cozinha, Bela Gil explora semanalmente pratos que não são apenas deliciosos mas fazem bem para o corpo e, segundo ela, até mesmo para alma. Em cada programa, Bela recebe um convidado especial e apresenta pratos ricos em verduras, fibras e proteínas que podem substituir os pratos do dia a dia que não fazem tão bem para o corpo.


No dia 7 de novembro, a Sony trará a nova série Comer bem, que mal tem? que promete desvendar os mistérios da alimentação funcional. Sob o comando do nutricionista Flávio Passos, o programa mostrará de onde veem os alimentos usados nas receitas e entrevistas com profissionais da área.


O primeiro episódio gira em torno de comemorações e mostra como elas podem ser feitas de maneira saudável. De forma prática e gostosa, Flávio apresenta possibilidades para receber os amigos e até ter um jantar romântico sem enfiar o pé na jaca e nem deixando de lado o prazer de comer bem.

Serviço


Masterchef Junior
Band, todas as terças às 22h30.

Comer bem que mal tem?

Sony, todos os sábados às 21h.
A partir do dia 7 de novembro.

Top chef duels

Sony, todos os sábados às
21h30. A partir do dia 7 de
novembro.

Tempero de família
GNT, todas as quintas às 20h10

Homens gourmet na estrada
Fox life, todas as quintas
às 22h45


Bela cozinha
GNT, todas as terças às 20h30

Que seja doce
GNT, segunda, terça, quarta e sexta às 19h30 e quintas às 19h10

Cozinheiros em ação

GNT, todas as quintas às 20h45

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK