Relembre os domingos em que Silvio Santos comandava o Show do milhão
Programa de auditório do SBT levava conhecimento e entretenimento às noites de domingo

“Está certo disso?” e “eu quero a ajuda dos universitários” são apenas alguns dos bordões que saíram do programa Show do milhão direto para a boca do público. Mesmo com a atração fora do ar desde 2009, as frases repetidas pelo apresentador Silvio Santos fazem parte de diálogos pelo Brasil até hoje.
Importado de um formato americano, o Show do milhão teve duas temporadas no Brasil, ambas no SBT e com Silvio Santos no comando: uma exibida entre outubro de 2002 e outubro de 2006 e outra, de julho a setembro de 2009. Na internet, é comum ver pedidos para que a atração volte à grade da emissora, tamanha a saudade do público.
A dinâmica do programa era simples. As pessoas se inscreviam e concorriam a um lugar na cadeira da qual poderiam sair milionárias. Silvio Santos fazia perguntas de múltipla escolha — com quatro opções de resposta. A cada acerto, o valor do prêmio aumentava, chegando, assim, a R$ 1 milhão em barras de ouro.
A edição brasileira teve apenas um vencedor do R$ 1 milhão: o bancário aposentado Sidney Ferreira Moraes, que morava em Campo Grande (MS). Em uma conversa prévia com Silvio Santos, Sidney contou que havia estudado em jornais para participar do programa. A pergunta a que o aposentado respondeu foi “em que dia nasceu e que dia foi registrado o presidente Lula?”. As opções eram 6 e 27 de outubro; 8 e 27 de outubro; 9 e 26 de outubro; 7 e 23 de outubro.
Ao ouvir, a pergunta Sidney se emocionou, agradeceu a Deus e disse que estava certo de que a resposta era a primeira opção. Silvio Santos não escondeu a surpresa e a alegria ao dizer que o Brasil era o segundo país em que um candidato ganhava o prêmio máximo. O primeiro foi os EUA e, na Inglaterra, uma pessoa acertou a pergunta, “mas teve problemas com a Justiça”. A tradicional chuva de papel picado — aqui em forma de cédulas — encerrava um capítulo da trajetória de Silvio Santos, um apresentador que sempre gosta de exibir programas que unem entretenimento e distribuição de prêmios financeiros.