Brasília-DF,
17/MAR/2024

'Sherpas' acompanha a vida de pessoas que lidam com neve e avalanches

Documentário 'Sherpas: A vida no Everest' estreia no Discovery Channel mostrando avalanches e tragédias

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:24/04/2016 06:32

 (Discovery Channel/Divulgação)


Estreia hoje no Discovery Channel o documentário Sherpas: A vida no Everest. O especial inédito retrata a relação do povo sherpa com a montanha e com o trabalho de seus jovens, diante de uma das piores avalanches registradas no Everest, em 18 de abril de 2014, na região de Khumbu Icefall.

Os sherpas são uma comunidade tradicional do Nepal, nativos de vilarejos da região, eles guiam os montanhistas carregam equipamentos pesados, montam acampamentos e fazem operações logísticas por trilhas perigosas, no meio da noite, para garantir a segurança de clientes de operadoras que exploram a região. Mesmo com o trabalho duro e perigoso, são tratados como apenas coadjuvantes em todas as proezas de alpinistas e turistas que desafiam o Everest.

 

 

 

A produção que estreia hoje documenta os acontecimentos que se iniciaram 12 dias antes da avalanche de 18 de abril,  tragédia que vitimou 16 sherpas. As imagens acompanham o povo até a semana seguinte ao desastre. A catástrofe foi decisiva nas discussões sobre a indústria do alpinismo no Everest, cuja base depende dos nativos nepaleses. Após a tragédia, ficaram evidentes as condições de trabalho dos sherpas e iniciou-se um movimento por melhorias.

A produção filmava no dia do desastre o que seria originalmente um documentário sobre a temporada de escalada. O foco era a já existente tensão entre montanhistas e sherpas. Diante da tragédia, porém, a narrativa mudou de rumo. A partir dos depoimentos de familiares do lendário Phurba Tashi, um dos sherpas que testemunharam o desastre, o documentário compõe um retrato intimista da cultura desse povo. O documentário foi indicado em 2015 ao prêmio Bafta e será exibido pelo Discovery em mais de 200 países e territórios.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK