Brasília-DF,
17/MAR/2024

Finalmente: 'Game of thrones' volta com nova temporada na HBO

Sexta temporada de Game of thrones promete responder mistérios e trazer outras questões

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:24/04/2016 06:30Atualização:22/04/2016 12:24

 (HBO/Divulgação )


Após um longo ano de espera, a série Game of thrones está de volta à HBO, com exibição hoje, às 22h, no canal e também no Cinemax. A transmissão do primeiro episódio da sexta temporada terá sinal aberto no Brasil e será simultânea em diversos países —  o programa foi o primeiro neste formato a apostar na exibição no mesmo dia e horário em locais diferentes do mundo.

Sucesso de audiência, o seriado tem como base as obras do escritor George R.R. Martin, da saga As crônicas de gelo e fogo, que, até agora, tem cinco livros publicados e a promessa de publicação de um sexto, que deveria ter sido lançado no ano passado. A versão televisiva foi criada e produzida por David Benioff e D. B. Weiss, que permanecem até hoje na série.

GoT, como é conhecida, é uma trama épica sobre a disputa do Trono de Ferro dos Sete Reinos, localizado no continente fictício de Westeros. Por isso, o nome, que em português quer dizer Guerra dos tronos. Assim como fez Tolkien em O senhor dos anéis, Martin criou continentes, países, reinos, criaturas e até idiomas para sua história.

Alguns pontos podem ter sido essenciais para o sucesso da produção na tevê, como os efeitos visuais, as cenas de nudez, o enredo, o elenco, e, claro, a ausência de medo de matar personagens principais. Em 2014, o seriado épico quebrou o recorde de The Sopranos e se tornou a atração mais assistida da HBO. No ano passado, a série teve média de 8 milhões de espectadores em audiência dos episódios.

 (HBO/Divulgação )
Em busca de respostas


A sexta temporada chega à telinha com a promessa de revelar os mistérios que permearam o episódio final da anterior. Pelos menos 10 personagens tiveram seus arcos deixados abertos para a sequência, então, o que se espera desse temporada é a presença de respostas.

Como os trailers mostraram, o clima será de guerra nesta sexta temporada com a fortificação do exército dos Caminhantes Brancos que avança para a Muralha. Além, da eterna disputa pelo Trono de Ferro travada entre os personagens principais da trama.

A primeira grande dúvida é se Jon Snow morreu ou não naquele fatídico episódio. Há diversas teorias em torno da morte do personagem, inclusive de que ele poderia ser ressuscitado por Melisandre (Carine Van Houten), mas tudo indica que o mistério se arrastará pelos 10 episódios desta temporada.


No entanto, outros personagens devem ter suas histórias reveladas. É o caso de Theon Greyjoy (Alfie Allen) e Sansa Stark (Sophie Turner), que foram vistos deixando Winterfell como forma de fugir de Ramsay Bolton (Iwan Rheon) após o fim da guerra contra Stannis Baratheon (Stephen Dillane).

“No início da temporada, ele está correndo por florestas nevadas e congeladas, liderando o caminho com Sansa. Esse é um bom lugar para Theon, já que ele está mais confiante do que nunca. Ele está voltando a ser o guerreiro forte de antes. Claro que ele nunca vai ser o Theon que já foi, mas agora ele á mais complacente, talvez um homem melhor”, garante Alfie Allen em entrevista de divulgação da série.

Além dos acontecimentos para a Stark Sansa, a história revelará o que aconteceu com outros integrantes da família do Norte. Arya (Maisie Williams) perdeu a visão após desobedecer às ordens na casa dos Homens Sem Rosto. A menina ganhará uma segunda chance. Já Bran (Isaac Hempstead-Wright), que ficou uma temporada sem aparecer, retornar para concluir a missão ao lado do Corvo de Três Olhos (Max von Sydow).

Próximos caminhos


Em Porto Real, Cersei (Lena Headey) terá que lidar com a morte da filha Myrcella (Nell Tiger Free) e os acontecimentos após sua humilhação pública causada pelo Alto Pardal (Jonathan Pryce) e sua seita. “Ela vai ter que sofrer outros abusos e humilhações? Acho que esse é o esperado. Não termina por aí. Margaery (Natalie Dormer) também está presa. O que Tommen (Dean-Charles Chapman) tem a ver com tudo isso? Essa é uma ótima situação para o início da sexta temporada. Vamos descobrir mais sobre o Alto Pardal, de onde ele veio e o que o atraiu até essa fé. Tudo foi feito com boas intenções”, explica o ator que dá vida ao personagem.

Em Essos, as dúvidas ficam em torno do destino de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke). No fim do episódio, ela aparece rodeada de um clã de Dothraki. Será que o grupo receberá sua Khaleesi de volta? Para os brasileiros, um agrado, um dos integrantes do clã é o carioca Diogo Sales. Ainda, no outro continente, tem Tyrion Lannister (Peter Dinklage), que terá que impor ordem no reino de Meeren, já que Daenerys está ausente.

Por dentro de Game of thrones

Se você nunca assistiu à trama, não precisa se preocupar. O TV+ faz um pequeno manual para você não ficar perdido nas discussões da série épica. Confira abaixo.

Westeros
É a cidade fictícia criada por George R.R. Martin em As crônicas de gelo e fogo. Westeros é um dos quatro continentes em que se passa a maior parte história, que equivale a maior parte dos Sete Reinos. Porto Real é a cidade-sede do Trono de ferro, o almejado reino.

Famílias

O que pode tornar Game of thrones confuso aos iniciantes na série é a quantidade de famílias e, consequentemente, de personagens. Vale dizer que os clãs são essenciais na história e todos eles têm lemas. Entre os mais importantes estão os Starks (“O inverno está chegando”), os Lannisters (“Ouça-me rugir”), Baratheon (“Nossa é a fúria”), Greyjoy (“Nós não semeamos”), Arryn (“Tão alto como a honra”) e Targaryen (“Fogo e sangue”). Originalmente, o trono pertencia à família da Targaryen, que perdeu o poder após uma revolução liderada pelos Baratheon. O casamento de um Baratheon com uma Lannister deixou o poder na mão da família que tem os leões como brasão.

Muralha
No fictício continentes de Westeros, a Muralha foi criada para separar os chamados Caminhantes Brancos que entram em conflito com os humanos do extremo norte. O local é protegido pela chamada Patrulha da Noite, que reúne ex-criminosos e pessoas que largaram à vida tradicional para se dedicar à proteção do reino. É formada apenas por homens, que não podem constituir família. Entre os principais personagens integrantes da patrulha estão Jon Snow (Kit Harington) e Samwell Tarly (John Bradley).

Caminhantes brancos
As criaturas para além da Muralha são citadas logo no episódio inicial da série. Na trama, elas não eram vistas há um milênio, e se tornaram para boa parte da população de Westeros meros mitos. Porém, aos poucos, GoT mostra que as criaturas mortas e com fisionomia de “gelo” estão voltando para reivindicar seu espaço em Westeros.

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK