Brasília-DF,
17/MAR/2024

Márcio Távora lança livro que reúne fotografias de hotéis dos anos 1950

O Livro de visitas, uma compilação bilíngue de arte em fotografia que demorou 10 anos para ser finalizada, traz 60 imagens de interiores de antigos hotéis

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:24/06/2013 06:15Atualização:21/06/2013 19:39

O fotógrafo percorreu hotéis de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza (Márcio Távora/Divulgação)
O fotógrafo percorreu hotéis de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza
 

O fotógrafo Márcio Távora, autor do Livro de visitas, chega a Brasília nesta segunda-feira (24/6), para o lançamento seguido de sessão de autógrafos do trabalho. A publicação, uma compilação bilíngue de arte em fotografia, traz 60 imagens de interiores de hotéis dos anos 1950 e será lançada na Livraria Cultura do CasaPark, às 19h.

“Eu sempre gostei muito de coisas antigas. Acho incrível aquela coisa majestosa dos hotéis antigos”, enfatiza Márcio. Para a publicação, que levou dez anos para ser finalizada, ele percorreu hotéis de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, sua cidade natal. “Comecei fotografando quando já morava em São Paulo, como projeto de uma matéria de fotografia na faculdade”, explica.

Depois de juntar um bom acervo de imagens, ele se juntou a uma produtora e organizou o material para poder contar com o apoio da Lei Rouanet. Após algum tempo de burocracia - que resultou em algumas mudanças, como o nome do livro - o trabalho foi finalmente lançado.

 

Além de contar com uma abordagem especial nas imagens, o livro chama a atenção pelo projeto gráfico, concebido pelo próprio fotógrafo e pelo conterrâneo e amigo Renan Costa Lima. Com clima intimista, imagens em pequena dimensão (o que já se tornou marca registrada de Távora) e fundo branco, o livro dá a impressão de que o leitor observa uma pintura em uma galeria de arte.

O saudosismo se mostra, além do conteúdo das imagens, no meio pelo qual elas foram retratadas. Grande parte do trabalho foi elaborado com câmeras analógicas (aquelas em que é necessário revelar o filme), e o autor busca manter a mesma linguagem durante todo o caminho, envolvendo o espectador na leitura. Livro de visitas tem 144 páginas, e pode ser encontrado nas livrarias por R$ 80.

    • 24/06/2013
    • Fotografia - Confira imagens do Livro de visitas
descrição

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES