Brasília-DF,
27/ABR/2024

Confira uma lista de jogos lúdicos e divertidos para brincar com a criançada

O Divirta-se Mais conversou com o arte-educador Isaac Mendes para preparar uma lista de jogos para crianças e adultos interagirem durante a reclusão

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Devana Babu* - -- Publicação:20/03/2020 06:05
Confira uma lista de jogos e brincadeiras fáceis e acessíveis para crianças e adultos interagirem durante a reclusão (Isaac Mendes/Ludocriarte/Divulgação)
Confira uma lista de jogos e brincadeiras fáceis e acessíveis para crianças e adultos interagirem durante a reclusão
 
 
A pandemia do coronavírus ganha maiores proporções a cada dia, e as crianças, que fazem parte de um dos grupos mais vulneráveis, estão expostas a um grande risco: com a suspensão das aulas, cancelamento de brinquedos e atividades culturais, o tédio é o grande problema.
 
Para combater a falta do que fazer, o Divirta-se Mais conversou com o arte-educador Isaac Mendes para preparar uma lista de jogos e brincadeiras fáceis e acessíveis para crianças e adultos interagirem durante a reclusão.
 
Pedagogo formado pela UnB, Isaac Mendes é arte-educador e brinquedista da Brinquedoteca Comunitária de São Sebastião, projeto da Associação Ludocriarte que, desde 2005, oferece atividades lúdicas e educativas para as crianças da cidade, de forma gratuita.
 
Isaac pesquisa e oferece ao público infantil jogos, brincadeiras e contação de histórias. “As crianças têm uma energia muito grande para gastar durante todo o dia. Por meio das brincadeiras e jogos, elas podem canalizar essa energia, para que não caiam no ócio, na tristeza”, comenta o brinquedista.
 
Com a ajuda de Isaac, selecionamos alguns passatempos divertidos e acessíveis, comentados por ele. “Existe um vasto repertório de brincadeiras e atividades que podem ser feitas em casa, com as crianças, que daria para o ano inteiro. Algumas são feitas por meio de jogos que podem ser comprados, outros podem ser confeccionados, e o próprio ato de fabricar, de construir o jogo, pode ser, em si, uma atividade brincante, lúdica, divertida, prazerosa para a criança”, descreve. Há brincadeiras de palmas, de roda, de tabuleiro e muitos outros, oriundas de diversas culturas. Confira!


Serviço

  • Damas
Utiliza um tabuleiro idêntico ao do xadrez, mas tem um único tipo de peça, que evolui para uma peça mais forte chamada “dama”. Vence quem eliminar todas as do adversário.

  • Jogo da onça 
Jogo originário dos povos indígenas do Brasil, mas que remete também à família, a jogos como tigres e cabras, populares na Índia. O jogo consiste em “um tabuleiro que você pode riscar no chão, colocar as pedrinhas e brincar, ou pegar uma cartolina e fazer as pecinhas”, para brincar com um visual mais elaborado.

  • Mancala
Jogo de tabuleiro milenar de origem africana, considerado por alguns o jogo mais antigo do mundo. Há uma série de variações do jogo, mas, de maneira geral, consiste em um tabuleiro com diversas cavidades, e sementes de cores diferentes para cada oponente. O objetivo é distribuir essas sementes pelas cavidades e capturar as sementes do adversário.
 
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES