Brasília-DF,
17/MAR/2024

José Palmieri exibe em exposição fotografias que foram tratadas ao modo antigo

Sem preconceito com a tecnologia digital, ele expõe as imagens na mostra Portfólio

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:05/07/2013 06:15Atualização:04/07/2013 16:33
José Palmieri é famoso por clicar bandas de rock (Arquivo Pessoal)
José Palmieri é famoso por clicar bandas de rock
José Maria Palmieri começou a fotografar no final da década de 1990 inspirado pela onda do rock que tomou Brasília nos anos 1980. Acompanhava o irmão músico e registrava os roqueiros. Nas fotos, imprimia uma estética dos anos 1960 e 1970, recriando atmosferas antigas e dando um toque vintage à fotografia. Mais tarde, passou a fazer ensaios de moda e publicidade.

É com uma cara de antigo que as imagens de Palmieri atraem o olhar na exposição Portfólio — música, moda e arte, em cartaz na Fnac, no ParkShopping. As 20 fotografias funcionam como uma síntese do trabalho do fotógrafo. Além de uma célebre capa para a banda Plebe Rude, estão lá registros de moda e um pouco da história do rock na cidade.

A exposição revela ainda como Palmieri se adaptou à fotografia digital. Metade das imagens foram
feitas com câmeras analógicas. Até 2004, o purismo não deixava que ele trocasse o granulado dos negativos pela imagem digital. Aos poucos, o fotógrafo viu os mitos sobre a excelência do negativo desmoronarem. “Foi tudo muito rápido”, conta.

“A rapidez da tecnologia foi derrubando qualquer tentativa minha de resistir. Brinco que é uma tecnologia alienígena.” Hoje, ele acredita que o importante é a linguagem e o resultado buscado com a imagem. A tecnologia digital mais ajuda do que atrapalha. Se Henri Cartier-Bresson fosse vivo, Palmieri lembra, o arquivo do francês seria hoje infinitamente maior, para a felicidade da história da fotografia.
    • 05/07/2013
    • Artes visuais - Confira imagens da exposição Portfólio - Música, moda e arte
descrição

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES