Brasília-DF,
20/ABR/2024

No mês da Consciência Negra, exposição reúne diferentes tipos de cabelos

Com a intenção de promover a reflexão e o debate sobre o preconceito que as mulheres negras enfrentam no cotidiano, a estudante Valéria Matos montou Nós negras

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:20/11/2013 06:01
A fotógrafa Valéria Matos buscou as personagens da mostra entre as próprias amigas (Valéria Matos/Divulgação)
A fotógrafa Valéria Matos buscou as personagens da mostra entre as próprias amigas

Desde que Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, foi morto, em 20 de novembro de 1695, os brasileiros celebram, nessa data, o Dia Nacional da Consciência Negra. Com a intenção de promover a reflexão e o debate sobre o preconceito que as mulheres negras enfrentam no cotidiano, a estudante Valéria Matos, 24 anos, montou a exposição Nós negras, Cabelo e Identidade, em cartaz até 28 de novembro, na Biblioteca da Universidade Católica de Brasília (UCB).

A iniciativa faz parte do projeto de conclusão do curso de comunicação social. Militante do feminismo negro, Valéria mostra os desafios enfrentados, a começar pelo relacionamento com os cabelos. “Nós, mulheres negras, somos representadas de forma estereotipada e erotizada. Desde a infância, temos um grande desafio que é de se relacionar com o cabelo, que não é socialmente aceito, e é denominado por inúmeros adjetivos depreciativos: ruim, pixaim e palha de aço”, exemplifica.

    • 20/11/2013
    • Artes visuais - Veja fotos da exposição Nós negras
descrição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
maria vieira 20 de Novembro às 18:26

Meninas lindas elas estao de parabens com tanta beleza.

[Denunciar]

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES