Brasília-DF,
26/ABR/2024

Obra gravada de Milan Dusek ganha mostra e homenagem no Beijódromo da UnB

Exposição Milan Dusek - obra gravada, em cartaz a partir de hoje no Beijódromo da Universidade de Brasília (UnB)

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Vanessa Aquino Publicação:11/03/2014 06:02Atualização:11/03/2014 09:47

Milan Dusek: temas constantes e interesse permanente em incorporar novos materiais ao trabalho (Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press)
Milan Dusek: temas constantes e interesse permanente em incorporar novos materiais ao trabalho

Milan Dusek é um soldado da prensa. Um soldado fiel. Aos 89 anos, ele mantém no ateliê, num quarto da casa em qual mora, no Lago Norte, uma enorme prensa para imprimir suas gravuras em metal e faz questão de conduzir os visitantes ao local antes de começar a falar de arte. É que, nos tempos atuais, ele explica, ninguém mais sabe o que é uma gravura. É preciso enxergar o processo de produção para se ter uma ideia do quanto o domínio do traço, da força e da destreza são necessários para construir o emaranhado de linhas que dão forma aos babuínos, às bicicletas, aos pipoqueiros, às medalhas e às paisagens que o artista consegue registrar.

Foi no Rio de Janeiro que Dusek deu os primeiros passos na arte. Nascido em Praga na época em que era capital da Tchecoslováquia, ele emigrou para o Brasil em 1939. Em Brasília, fincou o pé para produzir uma obra que ajudou a construir a história da gravura no Brasil. Por isso, o sentido da exposição Milan Dusek — obra gravada, em cartaz a partir de hoje no Beijódromo da Universidade de Brasília (UnB), não é apenas o de uma retrospectiva (e poucas já foram feitas sobre a obra de Dusek) mas uma oportunidade de verificar todas as facetas de um artista que trouxe a cidade para sua obra sem deixar de fora reflexões universais sobre a arte e o homem.

 

Milan Dusek — obra gravada
Exposição de Milan Dusek. Visitação até 28 de março, de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Memorial Darcy Ribeiro — Beijódromo (Universidade de Brasília) 

 

 

 

    • 11/03/2014
    • ARTES - Exposição de Milan Dusek, na UnB
descrição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES