Brasília-DF,
26/ABR/2024

Fotógrafo Ricardo Theodoro apresenta exposição sobre o reencontro com Brasília

Pelo espaço está o resultado de um trabalho de dois anos no qual o artista experimenta diferentes mecanismos para se relacionar com a cidade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:22/08/2014 06:17
Imagem feita por Ricardo Theodoro: importância dos espaços para construção da subjetividade (Ricardo Theodoro/Divulgação)
Imagem feita por Ricardo Theodoro: importância dos espaços para construção da subjetividade
Formado em arquitetura, o fotógrafo Ricardo Theodoro precisou de um tempo para se reconciliar com Brasília quando retornou à cidade depois de alguns anos morando em São Paulo. Em busca da memória afetiva e visual da cidade, o artista conseguiu se reconciliar com o modo de vida brasiliense. “Quando voltei de São Paulo, senti dificuldade de me reaproximar da cidade com o meu trabalho. Brasília passou por uma transformação muito grande, com a elitização das superquadras e do comércio das entrequadras”, repara.

Então, começou a pensar no passado brasiliense, seguiu pelos álbuns de família, pelos registros cotidianos das superquadras e especulou sobre a construção do imaginário da cidade. Com imagens antigas, Theodoro passou a experimentar objetos e construir instalações que subsidiaram uma tese de mestrado. É o resultado dessa pesquisa que ele apresenta em Permanência, exposição em cartaz a partir de hoje na Galeria Ponto.

Pelo espaço está o resultado de um trabalho de dois anos no qual o artista experimenta diferentes mecanismos para se relacionar com a cidade. A investigação de Theodoro mergulha na importância dos espaços físicos para a construção da subjetividade de cada pessoa a partir de um ponto de vista pessoal, mas também universal.

Permanência

Exposição de Ricardo Theodoro. Curadoria: Matias Monteiro. Abertura nesta sexta-feira (22/8), às 19h, na Galeria Ponto (716 Norte, Bloco L, Casa 39). Visitação até 31 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 19h30; e sábado e domingo, das 15h às 19h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES