Brasília-DF,
25/ABR/2024

Caverna dos Ecos chama a atenção pelos salões e pelo lago subterrâneo

Localizada em Cocalzinho de Goiás, o local tem 1.275 metros de extensão (de uma entrada à outra) e cerca de 150 metros de profundidade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Luciana Amaral - Especial para o Correio Publicação:02/01/2015 06:45
Salões são os locais mais procurados da gruta (Cristiano Ferreira/Divulgação)
Salões são os locais mais procurados da gruta

Uma caverna com salões, rochas encaixadas e o maior lago subterrâneo da América do Sul. Essa beleza natural está bem perto dos brasilienses. A Caverna dos Ecos — também conhecida como Gruta dos Ecos — fica em Girassol, um distrito de Cocalzinho de Goiás, a aproximadamente 70 quilômetros de Brasília.

Descoberta na década de 1970, a Caverna dos Ecos tem 1.275 metros de extensão (de uma entrada à outra) e cerca de 150 metros de profundidade. Segundo o guia turístico Josivaldo Romão, ela conta com seis salões principais formados por pedras de micaxisto. “O local é cheio de salões e chama muita atenção pela formação.”

“Além de ser larga, é profunda. Tem um espaço chamado Salão de Piano porque as pedras que caíram ficaram parecendo um piano de rabo de peixe. É lindo”, completa o guia. O lago subterrâneo, uma atração à parte com águas cristalinas, tem cerca de 300 metros e, seguindo medidas de segurança, é possível nadar nele.

Mesmo assim, é preciso tomar cuidado com quedas de pedras quando chove muito. “Na época das chuvas, fica instável e tem risco de desmoronamento”, adverte Romão. Por causa das características das rochas, a caverna pode se tornar bem escorregadia também para caminhar. Portanto, o ideal é ir somente com guias especializados e quando houver um período de estiagem no local.

Valor

Uma empresa que realiza o serviço de acompanhamento profissional é a Planalto Radical.  O passeio dura o dia todo e custa R$ 120 por pessoa. Estão incluídos o transporte de ida e volta e os equipamentos de segurança individuais.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES