Brasília-DF,
26/ABR/2024

Fãs de Athos Bulcão têm vários pontos pela cidade para apreciar obras

As intervenções enriqueceram a cidade com formas, relevos e, principalmente, cores

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:06/03/2015 08:10

A Igrejinha é um dos pontos mais conhecidos decorados com azulejos de Bulcão na cidade ( Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
A Igrejinha é um dos pontos mais conhecidos decorados com azulejos de Bulcão na cidade

Os azulejos e painéis de Athos Bulcão se confundem com a paisagem de Brasília. O artista plástico carioca foi pioneiro na capital, chegou aqui em 1957 a convite de Oscar Niemeyer, e ficou até o fim de sua vida. Suas intervenções enriqueceram a cidade com formas, relevos e, principalmente, cores que não passam despercebidas ao olhar de turistas e dos brasilienses até hoje.

Verdadeiros marcos do imaginário da cidade, grande parte das obras do artista estão disponíveis ao público, como o clássico painel de azulejos da Igreja Nossa Senhora de Fátima – a famosa Igrejinha —, de 1958, um de seus trabalhos mais conhecidos.

Aos visitantes, o aeroporto Juscelino Kubitschek oferece uma amostra de Bulcão, com dois painéis do artista. É uma ótima primeira impressão para quem vem à capital ou um adeus com jeito de volte sempre para quem está de partida.

No Congresso Nacional, três painéis — um no Salão Verde, outro no Posto de saúde e o terceiro, no Centro de formação e aperfeiçoamento da Câmara — emolduram o centro do poder junto a outras intervenções do artista.

Athos também está presente em escolas públicas (as Escolas Classe da 316 Sul e da 407 Norte têm painéis) e em blocos residenciais (na 307 Sul e na 107 Norte obras do artista podem ser contempladas).

Um dos cartões postais mais tradicionais da capital, o Parque da Cidade tem pontos de descanso para quem está se exercitando decorados com azulejos de Bulcão.

Onde apreciar

Aeroporto Juscelino Kubitschek Brasília Palace Hotel  (SHTN, Trecho 1, Lote 1)

Congresso Nacional

Igreja Nossa Senhora De Fátima (307/308 Sul)

Parque da Cidade
Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES