Brasília-DF,
26/ABR/2024

Renato Rios e Diego Bresani apostam na imagem e na palavra em novas exposições

A obras estão expostas na Alfinete Galeria

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:19/06/2015 07:15
Diego Bresani volta à fotografia conceitual na série Tuer - Matar (Diego Bresani/Divulga??o)
Diego Bresani volta à fotografia conceitual na série Tuer - Matar
Foi por acaso que Renato Rios começou a pintar paisagens. Acostumado a realizar estudos para retratos em pedaços de papéis do tamanho de uma caixa de fósforo, acabou por traçar uma linha do horizonte. Aos poucos, acrescentou outros elementos e formou uma paisagem. O que era um estudo virou uma proposta e deu origem a uma série que o artista mostra a partir de amanhã na Alfinete Galeria.

A mais antiga, Goiás, tem 80 paisagens de 4,5cm x 6,5cm, todas em tonalidades azuis e produzidas em 2012. Já Doces laranjais, conjunto de 15 pequenas paisagens, traz um elemento novo: "Meu trabalho não tinha muita cor", conta Rios, que encontrou na mesma uma forma de resolver o haikai que deu origem às paisagens. “Veio de um poeminha que comecei a escrever. Eu estava em dúvida sobre que palavras usar e acabei resolvendo na pintura.”

Também na Alfinete, o fotógrafo Diego Bresani mostra ensaio realizado em Paris durante um ano sabático. Tuer - Matar é uma espécie de diário, um reencontro com a fotografia depois de anos de trabalho em estúdio e com limites bem definidos. Com 95% das imagens em preto e branco e registradas em filme, o ensaio é fruto da liberdade do olhar de Bresani.

"Trabalhei durante muito tempo fazendo retratos para revistas em estúdio", conta o fotógrafo. "E fazia muito tempo que não fotografava sem um cliente ou sem ter que fazer parte de um conceito. Fotografei o que me atraía."

Doces laranjais, exposição de Renato Rios
Tuer - Matar, exposição de Diego Bresani

Abertura amanhã, às 17h, na Alfinete Galeria (116 Norte Bloco B loja 61). Visitação até 18 de julho, de quarta a sábado, das 15h às 19h30.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES