Brasília-DF,
20/ABR/2024

Rúgbi começa a ganhar adeptos na cidade, principalmente entre as mulheres

Popular na Inglaterra, o esporte faz sucesso na capital

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:10/07/2015 06:02Atualização:10/07/2015 19:06
No Brasília Rugby Clube, dentro da UnB, o treino é gratuito
 (Brasilia Rugby Clube/Divulgação)
No Brasília Rugby Clube, dentro da UnB, o treino é gratuito
Criado na Inglaterra como uma variação do futebol, o rúgbi tem conquistado praticantes em Brasília. Apesar de ser um esporte com contato físico mais intenso, a atividade é indicada para quem quer adquirir resistência muscular e emagrecer. A estudante Mariana Eiras, 25 anos, conheceu o esporte por meio de uma amiga e quis saber sobre o exercício. "Há um ano e meio, fui a um treino assistir, me interessei e comecei a praticar", lembra.

Segundo Mariana, o rúgbi é feito para todas as pessoas. "Não importa se você é mais magro, alto ou baixo. Há uma filosofia diferente na atividade, segundo a qual não se pratica o rúgbi, você o vive. As pessoas levam as bases desse exercício para além do campo", conta.

Apesar de muitos acreditarem o contrário, principalmente por ser um esporte de contato mais forte, ele também é muito indicado para as mulheres. "As meninas geralmente não gostam por ter impacto, o que pode machucar, ficar roxo. Por esse motivo, a atividade é atribuída ao universo masculino, mas todos podem fazer", afirma a estudante.

Mariana, que já praticou futebol, vôlei e natação, aponta vários benefícios para a saúde. "Estava parada antes de começar no esporte por algumas questões pessoais. Quando comecei, me sentia gordinha, lenta. Depois, percebi que emagreci, estou mais rápida, ágil e criei bastante resistência", explica.

Em Brasília, ela participa do time de rugby do Brasília Rugby Clube, criado em 2005, e que antes tinha apenas equipe masculina. "Procuramos sempre participar de campeonatos. Na próxima sexta e no sábado, vamos ter uma das etapas regionais do campeonato aqui em Brasília. E qualquer um pode participar do clube, é gratuito e fornecemos as bases do esporte", conta.

O Brasília Rugby Clube treina em conjunto com o UnB Rugby, no espaço cedido por eles, no Centro Olímpico da UnB, às segundas e às quartas.

Cono funciona?

O rugby é disputado por duas equipes de 15 jogadores, numa partida de dois períodos de 40 minutos, sem intervalo. O objetivo é marcar o maior número de pontos. Uma das jogadas mais famosas é o try (vale cinco pontos), quando o jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão na área de validação adversária.

Outras comuns são a conversão (dois pontos), chute por cima da trave do oponente após o try; o drop goal (três pontos), mesmo esquema da conversão, mas feito a qualquer momento; e pênalti (três pontos).

UnB Rugby
Centro olímpico da UnB (Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte). Treinos às segundas, quartas e sextas, das 12h às 14h;. Mensalidade R$ 15, com carência de 1 mês.

Companhia Athletica

(Pier 21; 3322-4000). Mensalidade a partir de R$ 551, que dá direito a todas as modalidades da academia.

Rúgbi Brasília
(707/907 Norte, Campus do UniCeub, Asa Norte; 8423-3835). O treino é gratuito e ocorre às segundas e às quartas, das 22h à 0h; terças e quintas, das 18h às 20h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES