Brasília-DF,
17/MAR/2024

Clubes de Brasília oferecem cursos e local para a prática do tiro esportivo

A atividade trabalha a concentração, o foco e o equilíbrio do atleta

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:17/07/2015 06:01
Concentração é um dos principais fatores do esporte que já rendeu uma medalha ao Brasil no Pan do Canadá (Kléber Lima/CB/D.A Press)
Concentração é um dos principais fatores do esporte que já rendeu uma medalha ao Brasil no Pan do Canadá
O tiro esportivo foi responsável por dar ao Brasil a segunda medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos 2015, que estão sendo realizados em Toronto, Canadá. O atleta Felipe Wu, 23 anos, subiu ao pódio após vencer a modalidade pistola de ar de 10m. Hoje, o país participa de mais uma prova, a partir das 10h45.

Brasília oferece cursos de capacitação e áreas especiais para quem quer treinar a mira. A prática traz benefícios para o corpo e para a mente, incentivando a concentração, o foco e o equilíbrio. E a atividade esportiva não tem idade. Crianças de cinco anos já podem se dedicar.

O atirador precisa estar em busca de uma postura adequada é preciso aplicar corretamente a força e a técnica do corpo, além de aguentar os trancos dos equipamentos.

O primeiro passo para ter habilidades com tiro esportivo é procurar um dos cursos oferecidos pela Federação ou por clubes ligados a ela. Os instrutores ministram aulas em todas as modalidades, seja para aquisição de armas de fogo, seja para a prática continuada do esporte.

Em seguida, é recomendável associar a um dos clubes e à Federação, pois a maior parte deles oferece o material necessário para a prática do tiro esportivo, como munição.

Aconselha-se também preparar o bolso, porque o custo do armamento e dos equipamentos é alto, além de tudo ser importado. Os poucos fabricantes nacionais não oferecem equipamentos de qualidade comparável a dos estrangeiros, segundo a Federação.

Toda a orientação nos estandes de tiros montados dentro dos clubes é feita por instrutores. Deve-se seguir as normas de segurança e ter todos os equipamentos para não se machucar ou atingir quem está ao lado.

Certificado
Antes de começar, é preciso lembrar que não é necessário obter o Certificado de Registro de Colecionador, Atirador e Caçador para praticar o esporte dentro da federação ou dos clubes. Mas para adquirir, importar ou transportar equipamentos, o documento é obrigatório.

Onde praticar
APCEF

(SCEN, trecho 3, conjunto 3, lotes 2A/2B, Asa Norte; 3202-5950)

Clube esportivo dos atiradores de coleção e de caça do DF (CEACC)
(SAIS, lote 12, Asa Sul; 3345-9150).

Clube de Tiro ao Alvo de Brasília (CTAB)
(701 Sul, Bloco O, Sala 816; 3328-1580)

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES