Brasília-DF,
26/ABR/2024

Alfinete Galeria de Arte recebe duas exposições conceituais

A proposta é aproximar as artes plásticas a partir do uso de fotografias e de vídeos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:11/09/2015 07:01
Leonardo Fernandes
Especial para o Correio

Radicado em São Paulo, o artista criado em Brasília Pedro Ivo Verçosa lança sua nova série de pinturas Ensaio dos dias juntamente com a exposição coletiva Resolução comprimida, de cinco artistas que investigam o diálogo entre o vídeo e as artes plásticas. 
 
Em Ensaio dos dias, Pedro Ivo reafirma o interesse pelo tema que tem sido sua principal pesquisa: a percepção do tempo. Em sua nova série de pinturas, ele sobrepõe retratos e lembranças de uma conversa de um sábado à tarde. 
 
As cenas cotidianas nos apresentam um cenário fragmentado de reconstrução da memória afetiva do artista, no qual diferentes tempos capturados da modelo se sobrepõem a imagens e objetos cotidianos do artista. 
 
Resolução comprimida reúne o trabalho de Cesar Noyola, Nina Orthof, Luiz Olivieri, TresPe e Oziel Primo Araújo, com a investigação do vídeo no contexto da arte contemporânea. 
 
Em seu trabalho intitulado Ritmar, por exemplo, Luiz Olivieri aposta em aproximar situações do cotidiano do fazer poético. 
 
Marcela Campos (do grupo TresPe) trabalha a relação da pele humana com objetos do cotidiano. Nina Orthof, por sua vez, volta-se para questões cósmicas, questionando a maneira como interagimos com medidas imensas. “Os artistas usam a tecnologia, mas o caráter é mais poético”, explica.
 
Haverá, ainda, projeção na área externa, por conta de Leopoldo Wolf, e intervenção artística de Samantha Canovas na fachada da galeria.
 
Pedro Ivo se inspira no cotidiano em Ensaio dos dias (Reprodução)
Pedro Ivo se inspira no cotidiano em Ensaio dos dias
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES