Brasília-DF,
23/ABR/2024

Canções de Dorival Caymmi ganham dramaturgia em musical

O monólogo 'Quem vem pra beira do mar' é estrelado pelo dançarino e cantor Márcio Moura

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:13/11/2015 07:00Atualização:12/11/2015 18:05

Márcio Moura busca o amor pela obra do baiano em monólogo (Maira Barillo/Divulgação )
Márcio Moura busca o amor pela obra do baiano em monólogo
 

A obra de um dos compositores fundamentais na história da música popular brasileira, Dorival Caymmi, serve de base para Quem vem pra beira do mar, musical que vai ser encenado de hoje a domingo.
  

O espetáculo conta a história de um homem que, no dia de Iemanjá, caminha pela praia e, enquanto preparara a oferenda, relembra Maria Amélia, seu grande amor.


O monólogo, criação do carioca Diogo Villa Maior, é baseado em composições de Caymmi, a partir das quais é contada a história do personagem, vivido pelo ator, dançarino e cantor Márcio Moura. Ele interpreta 20 canções, com arranjos contemporâneos, entre as quais Adeus, A jangada, Preta do acarajé e Só louco, acompanhado por André Siqueira (violão, guitarra e direção musical) e Léo Rugero (viola e atabaque).


“A concepção da peça foi um trabalho artesanal para encontrar uma história que partisse das canções selecionadas”, explica Villa Maior. “Li as letras e ouvi as músicas várias vezes, durante um mês. Quis sair do formato padrão e pensar na música como parte da dramaturgia”, acrescenta.

Duas perguntas  para Márcio Moura

Qual era a sua relação com a obra de Dorival Caymmi, antes do musical?

Conhecia os clássicos e até outras músicas que nem sabia serem de autoria dele. Para criar o personagem, busquei me aprofundar mais no universo do Caymmi, no tipo de interpretação dele.

Por que a escolha de Brasília para dar início à turnê da peça?
Isso tem a ver com o fato de já ter me apresentado bastante em Brasília, com a companhia ETC e Tal, pelo projeto Palco Giratório, do Sesc.

SERVIÇO

 

Quem vem pra beira do mar
Musical protagonizado por Márcio Moura, com direção de Diogo Villa Maior, hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 18h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos. Informações: 2109-2700.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES